Google Goggles: tradução de textos por imagem em aparelhos com Android

Um amigo meu trabalhava no suporte técnico de uma empresa cujos computadores tinham uma pequena placa com caracteres chineses (ou japoneses, vai saber). Ele gosta de contar que sempre que alguém ligava pra ele solicitando suporte pedia que a pessoa informasse o número de patrimônio da máquina:

– Onde eu vejo esse número?
– É uma plaquinha assim, assim e assado.
– Achei, mas… Está tudo em chinês!
– É essa mesma. O que está escrito aí?
– Er… Eu não sei, está em chinês…
– Então não vou poder atendê-lo.

É claro que ele só fazia isso com pessoas conhecidas e logo em seguida esclarecia que se tratava de uma brincadeira. Mas essa situação me fez pensar numa coisa: e se, numa ocasião qualquer, esse tipo de tradução fosse necessária? Pode ser para entender o que uma placa de um aeroporto russo está informando ou para descobrir o que aquele folheto que você recebeu em Paris está dizendo, por exemplo.

E é justamente para ajudar a resolver esse tipo de problema que o Google implementou um novo recurso no Goggles, ferramenta de busca visual criada para smartphones com Android. Aparentemente, funciona assim: você aponta a câmera do aparelho para uma placa, um papel, um livro, enfim, aperta um botão, aguarda o programa capturar a informação escrita, escolhe um idioma e, em instantes, terá a tradução. A novidade ainda está “crua”, mas já funciona o suficiente para “quebrar um galho”.

Tradução no Goggles - Imagem por Google
Tradução no Goggles – Imagem por Google

A princípio, a tradução funciona apenas para os idiomas alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Nenhuma das línguas mais complicadas, como japonês e árabe, é suportada, mas o Google promete adicionar mais idiomas assim que possível.

Melhor que isso só se a ferramenta traduzisse o que as pessoas falam. Estou sonhando alto? Talvez, mas não duvido que essa funcionalidade será possível em um futuro não muito distante 😉

Referência: Official Google Mobile Blog.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn