Google+ ganha uma leve reformulação em sua interface

Usuários do Google+ puderam notar que, nesta quarta-feira (06/03/2013), o serviço passou a ter uma interface levemente reformulada. Coincidência ou não, a mudança acontece apenas um dia antes do anúncio a ser feito oficialmente pelo Facebook que, de acordo com rumores, tratará justamente de um visual novo para a rede social.

A mudança mais notável está na capa do perfil do usuário: agora, esta pode ser preenchida com uma imagem de até 2120 x 1192 pixels, ocupando praticamente toda a tela. A captura abaixo mostra um exemplo:

Capa do Google+: agora em tamanho extra grande

Capa do Google+: agora em tamanho extra grande

É uma característica que impressiona, mas que ao mesmo tempo levanta dúvidas sobre a usabilidade do site. Felizmente, este aspecto parece não ter sido prejudicado, uma vez que uma rápida rolagem de tela exibe as postagens do usuário imediatamente. Quando isso é feito, uma barra permanece no topo da página e exibe a foto do usuário – agora, dentro de um círculo – e botões para o seu conteúdo (imagens, vídeos e outros):

A barra escura no topo da página é fixa, ou seja, permanece visível mesmo com rolagem de tela

A barra escura no topo da página é fixa, ou seja, permanece visível mesmo com rolagem de tela

Outra alteração que merece destaque está na funcionalidade “hovercard”: quando o usuário passa o cursor do mouse por cima da miniatura de um perfil, o Google+ exibe um “cartão de apresentação” desta conta; este recurso já existia, é bom frisar, mas agora está muito mais apresentável:

Hovercard no perfil da ilustra Ila Fox

Hovercard no perfil da ilustradora Ila Fox

Repare nos botões na parte inferior do hovecard: com eles, você pode iniciar um hangout com a pessoa, enviar um e-mail a ela ou conversar via chat.

É válido frisar que estas mesmas mudanças se aplicam também às páginas do Google+ que são utilizadas por sites, empresas e outras instituições. Você pode conferir, como exemplo, a página do InfoWester – aproveite para nos acompanhar por lá 😉

Outras novidades incluem uma nova organização na aba “Sobre” do perfil e o recurso “Comentários”, onde o usuário pode fazer resenhas de lugares visitados.

A opção para aceitar a alteração aparece assim que a pessoa entra no Google+. Mas, caso você o faça e não perceba mudança alguma, basta esperar: de acordo com o Google, a novidade está sendo implementada de maneira gradativa e logo deverá contemplar todas as contas.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn