Google e NASA anunciam parceria para tornar o Universo mais “acessível”

O Google e a NASA acabam de anunciar uma parceria que permitirá a qualquer internauta ter acesso facilitado a imagens detalhadas e em alta resolução do Universo, especialmente da Lua e de Marte. Além disso, também será possível acompanhar as atividades da Estação Espacial Internacional e de outros satélites, tudo isso usando as tecnologias existentes no Google Earth.

Na verdade, muitas dessas informações já são disponibilizadas pela NASA, mas acessá-las não é tão simples, embora o site da entidade não seja ruim nesse aspecto. Por esta razão, esse acesso acaba sendo feito, na maioria dos casos, por estudantes ou entusiastas da área. A entrada do Google servirá de incentivo para que mais pessoas se interessem em conhecer o Universo.

Para ser sincero, essa parceria não me surpreende. O Google, continuando com sua atuação inovadora, mais uma vez põe em prática sua missão de organizar e tornar mais fácil o acesso a qualquer informação. A NASA, por sua vez, oferece um conteúdo riquissímo em seu site, só não aproveita quem não quer. É possível, por exemplo, encontrar podcasts, vídeos, galerias de imagens, materiais educacionais, softwares, documentos, entre outros, e se manter atualizado sobre as novidades da agência por RSS.

Com tanta disposição assim, estou certo de que o Google não encontrou dificuldades em fechar a parceria, pois o trabalho de uma acaba sendo complemento do da outra, no final das contas. Definitivamente, o mundo não é o bastante para o maior buscador do mundo…

Referências: Reuters, NASA.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn