Google abre as portas de seus data centers – Pelo menos virtualmente

Olha só que interessante: nesta quarta-feira (17/10/2012), o Google resolveu liberar imagens e alguns detalhes sobre o funcionamento de seus data centers, além de permitir um passeio virtual na unidade de Lenoir, nos Estados Unidos, por meio do Google Street View. É uma maneira interessante de conhecer um pouco dos bastidores de um dos maiores nomes da internet.

Imagens dos data centers do Google

É claro que as informações liberadas não são críticas, ou seja, não revelam nenhum segredo importante sobre as operações do Google. Todo mundo sabe que a empresa se preocupa bastante em preservar a sua tecnologia e isso não mudou nada nos dias de hoje. Aparentemente, a iniciativa é uma forma que a empresa encontrou de mostrar ao mundo como ela lida com questões como segurança dos dados, eficiência energética e impacto ambiental.

A empresa mostra, por exemplo, fotos de seus centros acompanhadas de rápidas explicações. Em uma delas, um funcionário aparece trocando uma placa-mãe. O rodapé da imagem esclarece que, quando componentes estragam, a empresa tenta repará-los em vez de simplesmente descartá-los. Quando o conserto não é possível, o material é então separado para reciclagem.

As fotos são interessantes, mas o passeio pelo data center de Lenoir é, de longe, a parte mais divertida. Ali, é possível ver imagens não só do data center em si, como também dos corredores administrativos da unidade. Como é típico da cultura do Google, algumas “brincadeiras” também aparecem pelo caminho, como um Stormtrooper guardando um acesso ao lado de um discreto R2-D2 e um funcionário assistindo ao vídeo do meme Rick Roll.

Em seu post sobre o assunto, o Google mencionou o convite feito ao jornalista Steven Levy para conhecer a sua infraestrutura que resultou nesta interessantíssima matéria sobre os data centers (em inglês). A empresa também prometeu disponibilizar mais imagens nos próximos dias no Google Green Blog (também em inglês, é a vida).

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn