Gmail permitirá chat em sua interface

O famoso serviço de e-mail do Google, o Gmail, recebeu uma funcionalidade que será aprimorada nos próximos dias: a possibilidade de realizar chat (bate-papo) com usuários do Google Talk (serviço de mensagens instantâneas da empresa) diretamente na página do serviço. As conversas realizadas poderão ser armazenadas no próprio Gmail e o usuário saberá quem está on-line da mesma maneira que ocorre no Google Talk.

Por enquanto, o novo recurso está disponível apenas para quem usa o Gmail no idioma inglês. Além disso, somente os navegadores Internet Explorer 6.0 e Mozilla Firefox (a partir da versão 1.0) é que são compatíveis com a novidade, mas o Google promete expandir essa capacidade a outros browsers.

A idéia é muito boa e pode atrair o interesse de usuários de outros serviços (como MSN Messenger) justamente por não necessitar da instalação de um programa adicional no computador. Além disso, muitos tentam utilizar mensagens instantâneas no trabalho, na escola, na faculdade ou em outros lugares onde esses serviços são bloqueados e terão grande facilidade para fazer isso agora. Todavia, se isso se popularizar, muitos administradores de rede bloquearão o Gmail como um todo para impedir a utilização de seu chat.

Vale ressaltar, no entanto, que o recurso de chat por voz ainda está limitado ao Google Talk. Mas alguém duvida que em um futuro próximo o Google adicionará essa capacidade ao Gmail?

Para mais informações sobre essa novidade, clique aqui.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn