Gmail permitirá chat em sua interface

O famoso serviço de e-mail do Google, o Gmail, recebeu uma funcionalidade que será aprimorada nos próximos dias: a possibilidade de realizar chat (bate-papo) com usuários do Google Talk (serviço de mensagens instantâneas da empresa) diretamente na página do serviço. As conversas realizadas poderão ser armazenadas no próprio Gmail e o usuário saberá quem está on-line da mesma maneira que ocorre no Google Talk.

Por enquanto, o novo recurso está disponível apenas para quem usa o Gmail no idioma inglês. Além disso, somente os navegadores Internet Explorer 6.0 e Mozilla Firefox (a partir da versão 1.0) é que são compatíveis com a novidade, mas o Google promete expandir essa capacidade a outros browsers.

A idéia é muito boa e pode atrair o interesse de usuários de outros serviços (como MSN Messenger) justamente por não necessitar da instalação de um programa adicional no computador. Além disso, muitos tentam utilizar mensagens instantâneas no trabalho, na escola, na faculdade ou em outros lugares onde esses serviços são bloqueados e terão grande facilidade para fazer isso agora. Todavia, se isso se popularizar, muitos administradores de rede bloquearão o Gmail como um todo para impedir a utilização de seu chat.

Vale ressaltar, no entanto, que o recurso de chat por voz ainda está limitado ao Google Talk. Mas alguém duvida que em um futuro próximo o Google adicionará essa capacidade ao Gmail?

Para mais informações sobre essa novidade, clique aqui.

Emerson Alecrim





  • Wilerson

    A interface normal do GMail já permite um chat assíncrono. Não acho que essa feature nova vai ser muita novidade.

    Uma coisa que não está comentada na notícia é que vai ser possível gravar os logs do GTalk (mesmo usando o programa em vez do GMail) no GMail.

  • Emerson Alecrim

    Gosto muito do Google Talk, só lamento não haver ainda recursos para transferência de arquivos entre os usuários. Tê-lo no Gmail será ótimo se pelo menos os contatos que tenho no MSN que mais considero passarem a usar o serviço.

    Na minha opinião, falta ao Gmail uma melhor integração a recursos de RSS. Acho interessante ter um link só para isso, assim como existe agora com o Google Talk. E, quem sabe, ter integração com bookmarks também. Somente assim eu “cogitaria em pensar numa remota hipótese de considerar o abandono do del.icio.us viável”.

  • Você já testou?

    Calma que daqui um tempo eles vão fazer tudo isso. E considerando que é o Google, nem vai demorar tto tempo assim…