Gaim mudará seu nome para Pidgin

Gaim, não! Pidgin!O Gaim é um software de mensagens instantâneas muito conhecido entre os usuários de Linux, embora também conte com versões para o Windows. O programa é disponibilizado sob a licença GNU (ou seja, é um software livre) e é compatível com serviços como ICQ, Windows Live Messenger (antigo MSN Messenger), Yahoo! Messenger, entre outros.

A partir deste mês, o Gaim deixará de ter esse nome e passará a ser chamado de Pidgin (nome meio estranho, não?). A mudança é necessária por causa de um processo que AOL move contra os desenvolvedores do software. De acordo com a empresa, o problema está na semelhança da palavra Gaim com o nome AIM, sigla de AOL Instant Messenger.

Na verdade, não é a primeira vez que o Gaim muda de nome. Quando o projeto foi iniciado, seu nome era GTK + AOL Instante Messenger, em alusão à aplicação do GTK para a criação de uma versão em software livre do AIM. A AOL entrou com um processo por causa desse nome, o que fez com que o projeto passasse a ser chamado de Gaim. Depois disso, a AOL iniciou uma nova batalha judicial, que termina agora com a nova denominação.

Apesar do nome estranho (pelo menos eu acho estranho), o importante é que o software continuará com suas funcionalidades, e os desenvolvedores do projeto terão uma preocupação a menos para lidar. Aliás, na mesma mensagem em que anunciaram a mudança de nome, os desenvolvedores também mencionaram a futura versão 2.0.0 do programa (a versão atual é a 1.5.0), como que para dizer que o projeto continua firme e forte.

Agora só falta a Microsoft processar os desenvolvedores do aMSN (outro software livre para mensagens instantâneas) pela semelhança com o nome MSN…

Referência: The Inquirer e Gaim Mailing Lists.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn