Funcionário da Microsoft justifica o “anel vermelho da morte” do Xbox 360

Se você está antenado com o mundo dos games, sabe que o principal temor dos usuários do Xbox 360 é ver seu console com os leds frontais em formato circular na cor vermelha. Assim como acontece com a tradicional “tela azul da morte do Windows”, esse “anel vermelho da morte” indica que há algo de errado com o Xbox.

O problema acontece com muita freqüência, o que justifica esse temor. O fato de ninguém saber exatamente o que provoca essa falha só piora a situação. No entanto, o site Seattle PI realizou uma entrevista com um funcionário da Microsoft que pode esclarecer alguns pontos. É importante frisar, no entanto, que por se tratar de uma fonte anônima, não é possível confirmar a veracidade das declarações.

Na entrevista, o tal funcionário da Microsoft afirma que o “anel vermelho da morte” é desencadeado por alguma falha no “backbone digital” da placa-mãe do console. Essa falha pode ocorrer por vários motivos, por exemplo, problemas de fabricação, dissipação ineficaz de calor, testes insuficientes, entre outros. A causa principal, entretanto, parece estar no chip gráfico (GPU) do console, que aquece de tal forma que interfere no funcionamento da placa-mãe.

Quando questionado sobre como a IBM e a ATI (que ajudaram no desenvolvimento do Xbox 360) trataram da questão, o funcionário não soube responder, mas disse que essas empresas foram contratadas para desenvolver determinados chips. Depois disso, a Microsoft se inteirou de todo o projeto, razão pela qual a IBM e ATI não deveriam se preocupar. Entretanto, essas empresas certamente foram chamadas.

No final da entrevista, o funcionário afirma que a Microsoft estava concentrada em superar a Sony (isto é, a lançar o Xbox 360 antes do PlayStation 3), o que a forçou a disponibilizar o Xbox 360 o quanto antes. Isso foi feito em um momento em que o console ainda precisava de mais testes. Além disso, o funcionário destacou que a Microsoft não conta com mão-de-obra qualificada em quantidade suficiente para executar determinados processos necessários ao desenvolvimento de um console.

Saber se essas afirmações são todas verdadeiras é difícil, por outro lado, o problema do “anel vermelho da morte” é tão freqüente, que fica fácil acreditar. Até o momento, a Microsoft não se pronunciou sobre o assunto e, creio eu, pouco provavelmente o fará. Aí vem aquela velha história de quem cala, consente…

Referências: Seattle PI, The Inquirer.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn