Finalmente: agora é possível fazer buscas nas comunidades do Orkut

Embora se trate de um site rejeitado por muitos, ainda continuo usando o Orkut, pois esse site continua sendo útil a mim. E qual não foi minha surpresa hoje ao consultar os tópicos de uma comunidade e encontrar um campo seguido de um botão com os dizeres “pesquisar este fórum”. Usando esse recurso, é possível buscar por determinados assuntos dentro de cada comunidade.

Busca no Orkut

Agora, suponha que você esteja procurando por uma informação, mas não sabe exatamente em qual comunidade pesquisar. Para este caso, basta clicar no link Pesquisar no topo da página do Orkut. Na página que surgir, clique no link “Tópicos” e insira o termo a ser pesquisado. A página de resultados mostrará cada um dos tópicos que contém a palavra pesquisada, independente da comunidade. Estava demorando para o Google implementar essa funcionalidade, não?

O Orkut é criticado por muitas pessoas por conter conteúdo inútil, além de ter poucos recursos de privacidade. Todavia, é sempre possível encontrar conteúdo interessante em comunidades sérias. Com essa nova funcionalidade de busca, torna-se possível encontrar depoimentos sobre determinado assunto mais facilmente.

Recentemente, consultei opiniões de outros usuários no Orkut antes de adquirir meu MP3-player atual, e foi nesse site que consegui referências que me ajudaram a escolher um livro para dar de presente. Além disso, tive uma dúvida sobre Imposto de Renda esclarecida em uma comunidade que tratava do assunto. Se tivesse tido a opção de buscar em tópicos antes, teria conseguido essas informações mais rapidamente, por isso, não preciso nem dizer que a novidade me agradou e muito!

Na minha opinião, resta apenas que o Google implemente algumas melhorias no que se refere à privacidade dos usuários. Por exemplo, poderia haver um recurso para permitir somente aos usuários autorizados ver scraps e o álbum de fotos de outros participantes. Mas, por ora, a novidade de hoje já está de bom tamanho 🙂

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn