Ferramenta on-line da HP permite impressão a partir do celular

Enquanto alguns executivos da HP arranjam confusão, alguns pesquisadores da empresa botam a “cachola para funcionar” e criam soluções que, de alguma forma ou de outra, podem ser úteis. A mais recente novidade é o serviço Cloudprint, que permite o compartilhamento, o armazenamento e a impressão de arquivos em ambiente Web.

Graças a isso, será possível solicitar impressões de documentos a partir de telefones celulares e de outros dispositivos móveis de qualquer parte do mundo. Para tanto, o documento a ser impresso é transformado em PDF e enviado à impressora mais próxima que estiver incluída no sistema, e o usuário poderá recuperá-lo através de um código exclusivo.

Na verdade, o Cloudprint já está disponível (em fase beta), mas somente na cidade de Nova York, por enquanto. A utilização somente pode ser feita em ambiente Windows, mas a HP pretende compatibilizar o serviço aos sistemas da Apple, mesmo porque o Cloudprint foi idealizado inicialmente para incrementar o iPhone.

A idéia até que me pareceu interessante, já que não inclui apenas impressão, mas também armazenamento e compartilhamento on-line. Só espero que se o Cloudprint vingar, a HP também tente criar compatibilidade com o ambiente Linux, embora eu ache isso pouco provável…

Para saber mais, visite a página oficial do Cloudprint.

Referência: PC World.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn