Fechamento do MegaUpload espalha “pânico” entre serviços de compartilhamento

95 Flares 95 Flares ×

Botão de pânico!O MegaUpload foi fechado pelo FBI. Tudo bem, basta recorrer a outro site de compartilhamento de arquivos, correto? Nem tanto. Depois do que aconteceu com o primeiro, uma onda de “pânico” parece estar se alastrando entre os serviços do tipo.

A mudança de comportamento mais evidente fica por conta do FileSonic. O site praticamente perdeu a sua função de compartilhamento: agora, o usuário somente pode baixar arquivos que ele próprio enviou ao serviço. Seu sistema de afiliados, que permitia a terceiros a obtenção de renda com a venda de assinaturas premium, tomou “chá de sumiço”.

Outro serviço que sofreu mudança repentina foi o Uploaded.to, mas de maneira um pouco menos impactante: o serviço continua funcionando normalmente, com exceção para o fato de ter “se bloqueado” para usuários dos Estados Unidos. Nada que uma ferramenta de proxy não resolva, mesmo assim…

O FileServe, outro serviço de compartilhamento bastante popular, até agora só tomou uma decisão drástica: a exemplo do concorrente FileSonic, executou um truque de mágica que fez sua página de afiliados desaparecer. Em comum, nenhum dos mencionados sites explica as mudanças.

Nos serviços concorrentes, como RapidShare, MediaFire e 4shared, não houve alterações em funcionalidades, pelo menos até o momento. No entanto, isso não quer dizer que os responsáveis por estas empresas não estejam rezando pelos cantos: em fóruns e redes sociais há relatos que indicam que praticamente todos os serviços de compartilhamento intensificaram a eliminação de arquivos supostamente ilegais.

Para estes sites, trata-se mesmo de um momento delicado. Mesmo que não caiam nas mãos do FBI, verão sua receita desabar caso os usuários não encontrem mais motivos para utilizá-los e, bom, todo mundo sabe que a base de contas criadas para backup ou compartilhamento legítimo é muito pequena…

Referências: Digital Trends, TorrentFreak.

Emerson Alecrim

95 Flares Twitter 12 Facebook 78 Google+ 5 95 Flares ×




  • Wesley

    Letitbit e depositfile… estão normais, por enquanto. /

  • Paulo Cesar

    o 4shared esta tomando suas devidas precauções também, alguns arquivos de musica que tinha no servidor sumiram e recebi uma mensagem de abuso do serviço.

  • http://facebook.com/felipedss @felipedss

    Eu uso o filewarez e até o momento tudo em ordem…

  • Pingback: Resumo da semana (23/01/2012 a 28/01/2012) | InfoWester Notícias()