Falsificados melhores que os originais?!

Uma matéria publicada pelo jornal australiano ITWire faz uma constatação curiosa: para muitos, produtos falsificados na China são melhores que os originais. Em alguns casos, os aparelhos falsos contam até com recursos extras. A sofisticação dos chineses é tanta que até o console PSP, da Sony, já tem seu clone, rodando inclusive jogos da Nintendo!

Essa “indústria” chinesa está, para o desespero de empresas estrangeiras, sendo capaz de produzir aparelhos antes mesmo que os originais cheguem oficialmente ao país. Um exemplo interessante é o que aconteceu com a LG: sua linha de celulares Chocolate foi perfeitamente clonada. Quando o dispositivo original foi lançado, houve pouco interesse, pois os chineses acreditaram que o modelo da LG é que era uma tipo de cópia das versões já produzidas no país.

Numa tentativa de diminuir os prejuízos causados por esse problema, a Samsung chegou a procurar fabricantes chineses para licenciar a produção de seus aparelhos. Não deu em nada. Os chineses preferiram manter sua “própria” linha de eletrônicos. É mais lucrativo e eles não precisam pagar licença alguma.

Referências: ITWire, The Inquirer.

Emerson Alecrim





  • Fernando Costa

    Interessante, os chineses fazem um produto bom, mas não gastam em nada com marketing, deixando as empresas ‘verdadeiras’ cuidarem disso. Depois o brasileiro é que é malandro (rs).

  • Leo

    A China esta “dominando” os diversos mercados, não só eletrônicos como também o mercado: têxtil, entre outros…

  • Everaldo

    Os chineses estão de parabéns, pois as classes mais pobres poderam comprar os aparelhos eletrônicos mais baratos e com qualidade, mas vale lembrar que infelizmente nem todos são bons.

  • J.Felipe

    De parabéns?

    Em que planeta você vive?

  • alfredo

    como de parabens?? la estes pobres sortudos ai que vc esta se referindo, seu everaldo, trabalham horas pra ganhar quase nd, num sistema quase que estravocrata….nao seja alienado meu caro

  • Peter

    É interessante que algumas empresas fazem seus produtos com algumas peças de qualidade inferior, assim elas deverão ser trocadas mais rapidamente e isso é lucrativo. Aí entra o produto falsificado que, às vezes, supera o original em durabilidade.

  • márcia

    Penso a longo prazo. A China rural conheceu uma forte estrutura familiar que amparava os velhos.Com o aumento da urbanização e a redução dos laços familiares, o individualismo capitalista e a falta de assistência social são fatores, que somados geram preocupações a longo prazo…