Facebook apresenta novo Feed de Notícias

Tal como previsto, Mark Zuckerberg comandou um evento nesta quinta-feira (07/03/2013), na sede de sua empresa (Califórnia, Estados Unidos), para apresentar a nova versão do Feed de Notícias do Facebook. Como a própria companhia fez questão de demonstrar, esta mudança tem entre suas metas ampliar o foco em imagens, vídeos e afins.

Novo Feed de Notícias do Facebook

Novo Feed de Notícias do Facebook

Isso significa que, quando o novo Feed tiver sido implementado em sua conta, o usuário poderá visualizar as imagens publicadas por amigos com maior destaque, o mesmo valendo para vídeos e demais conteúdos. Não é de se estranhar: as pessoas utilizam cada vez mais câmeras digitais e, principalmente, telefones capazes de gerar imagens de alta qualidade, e o Facebook quer aproveitar este cenário. Por este motivo, os álbuns de fotos também contarão com uma nova interface.

As novidades não terminam aí. Com o novo Feed, o usuário também poderá definir melhor que tipo de informação gostaria de visualizar. Assim, será possível, por exemplo, optar por acessar apenas conteúdo novo de páginas de músicas, de amigos mais próximos, de determinados sites e assim por diante.

O Facebook também quer dar mais destaque aos compartilhamentos. Uma das maneiras encontradas para isso é exibir na lateral esquerda de uma foto, por exemplo, miniaturas dos perfis dos contatos que compartilharam aquela imagem.

Miniaturas dos perfis dos amigos que compartilham aparecem ao lado do conteúdo

Miniaturas dos perfis dos amigos que compartilham aparecem ao lado do conteúdo

Outra novidade digna de nota diz respeito ao comportamento da interface em dispositivos variados. O Facebook trabalhou para fazer com que o conteúdo do Feed de Notícias seja visualizado e acessado da mesma maneira (ou quase) em PCs, tablets e smartphones, guardadas as proporções das telas destes dispositivos, obviamente.

As mudanças no Facebook começam a ser implementadas hoje, com a adaptação para dispositivos móveis devendo ocorrer em uma etapa posterior. Mas, tal como de costume, este processo todo está acontecendo de maneira gradativa, ou seja, não vale para todas as contas de uma só vez. Quem estiver com pressa, pode entrar para a lista de espera do novo Feed de Notícias. Para tanto, basta acessar o endereço www.facebook.com/about/newsfeed e, no final da página, clicar no botão correspondente para se inscrever. Neste mesmo link, é possível obter mais detalhes sobre o assunto.

O vídeo abaixo mostra o novo Feed de Notícias em ação:

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn