Executivo “rouba” laptops do Google para protestar contra o Google Books

Quiosque do GoogleEis então que, durante o evento BookExpo America, que acontece em Nova York (EUA), Richard Charkin, que ocupa nada menos que o cargo de CEO da editora Macmillan Publishers, “roubou” dois laptops que estavam no quiosque que promovia o Google Books Search. Não, o executivo não sofre de cleptomania, muito menos tencionava encontrar algum segredo do Google nos notebooks, “apenas” fez isso para protestar contra o referido serviço do maior mecanismo de busca do mundo.

Os funcionários do Google só se deram conta do sumiço dos equipamentos cerca de uma hora depois, quando o próprio Charkin devolveu os laptops, mas com um bilhete que dizia algo como “espero que gostem de provar de seu próprio remédio”. Momentos depois, Charkin ainda declarou: “não havia nenhum cartaz próximo aos laptops que dizia para não roubar os aparelhos”. Provavelmente, o executivo estava fazendo alusão ao fato das editoras terem que comunicar expressamente ao Google se não quiserem suas obras digitalizadas.

Richard Charkin faz parte do grupo de editores que não aprova o Google Book Search, apesar do serviço somente disponibilizar trechos de livros na maioria dos casos, e não obras completas (exceto aquelas de domínio público). Apesar de sua atitude chamar a atenção, é pouco provável que resulte em algo. Ontem mesmo o Google anunciou que mais doze universidades americanas vão contribuir com seus acervos para o projeto de digitalização de livros da companhia.

Será que na próxima vez o Google vai colocar avisos de que é proibido roubar seus equipamentos? 😀

Referências: Engadget, Google.dirson.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn