EmporiaSAFETYplus: um celular especial para idosos

Enquanto vivemos ansiosos pelas novas gerações do iPhone ou pelas próximas versões do Android, há categorias de usuários que não são bem atendidas pelos aparelhos do momento. Parte do público idoso é uma delas. Muitas pessoas nesta fase da vida enfrentam dificuldades para utilizar telefones celulares convencionais. Felizmente, aparelhos como o emporiaSAFETYplus estão sendo lançados para resolver este problema.

A Emporia é uma empresa especializada em telefones para pessoas com necessidades especiais, principalmente idosos. O emporiaSAFETYplus, aparelho apresentado recentemente na feira Mobile World Congress, é uma das mais recentes novidades para o segmento. Entre seus recursos estão características típicas desse tipo de aparelho: teclas com números grandes, informações bem visíveis na tela, tom de chamada em volume alto, entre outros.

emporiaSAFETYplus – Imagem por Wayerless

O emporiaSAFETYplus, no entanto, conta com alguns diferenciais. Para começar, tem um sensor que detecta se a pessoa caiu (não sei se funciona bem) e, automaticamente, disca para até cinco números de emergência cadastrados previamente. Se somente o aparelho cair, a funcionalidade não é ativada. O dono do telefone ainda conta com 10 segundos para desativar a função, em caso de engano. O dispositivo vibra e toca um alarme para avisar que o modo de emergência foi ativado.

Se a pessoa estiver enfrentando outro problema, como um mal-estar repentino na rua, pode utilizar o mesmo recurso apertando um botão especial na parte traseira do telefone. Além de discar para os cinco números, o aparelho também envia mensagens SMS com as coordenadas de localização do usuário, graças a um GPS incorporado. Quando alguém responde à chamada, o aparelho entra em modo “viva-voz” para que a pessoa possa ser conversar com quem atendeu.

E se o usuário não estiver com o aparelho, mas estiver perto dele? Para casos assim, a pessoa pode utilizar um relógio que acompanha o emporiaSAFETYplus que é capaz de ativar o recurso de emergência do celular à distância.

Bacana, não é mesmo? E o aparelho pode ser usado não apenas por idosos com necessidades especiais, mas também por qualquer pessoa que tenha dificuldades para utilizar celulares convencionais.  Infelizmente, ainda não há informação de lançamento do emporiaSAFETYplus, mas é possível verificar outros produtos do fabricante em www.emporia.eu.

Referências: Wayerless, Xataka Móvil.

Emerson Alecrim





  • Boa tarde!
    Emerson, você sabe de outros produtos voltados para o público idoso?
    Obrigada,
    Erika

  • Pingback: Coisa de Velho()

  • Pingback: *Celular especial para idosos « Coisa de Velho()

  • Não conheço outros, Erika. Foi por isso que resolvi escrever este texto quando soube do celular, pois é uma coisa bem rara mesmo.

    Aproveitando, vi que você tem um blog que trata de velhice. Se quiser, você pode aproveitar um texto que escrevi sobre o assunto em meu blog pessoal: http://www.ealecrim.net/a-fila-da-velhice/.

    Até mais!

  • Stefano Albuquerque

    Achei show de bola o aparelho !!
    Nota 10
    Se alguem souber onde tem pra vender no Brasil me avisa que eu quero comprar !!