EasyCleaner: Faxina fácil, fácil no Windows

Conheço o EasyCleaner há muito tempo, desde quando utilizava o Windows 98. Na época, era uma ferramenta que limpava o Registro do Windows de entradas inválidas e apagava arquivos inúteis e duplicados. O programa sempre funcionou bem. Pelo menos nas vezes que usei, cumprei com o que prometia. O EasyCleaner foi recebendo atualizações com o passar do tempo, mas como tenho utilizado Linux no meu dia-a-dia, acabei esquecendo-o.

Pois bem, acabei de receber um e-mail de uma conhecida que está feliz da vida por ter comprado um PC novo. Ela me pediu algumas sugestões de programas para manter o Windows dela funcionando bem. Pensando no que sugerir, acabei lembrando do EasyCleaner. Procurei o programa no SuperDownloads, baixei, instalei e surpresa: a versão atual está ótima e conta com mais recursos!

Além da limpeza do Registro do Windows e da eliminação de arquivos inúteis e duplicados, o programa também limpa as pastas temporárias do Internet Explorer, elimina entradas inválidas no menu Iniciar, apaga atalhos “quebrados” e conta com uma opção para excluir todas as informações de um programa, útil para aplicativos que não foram removidos corretamente e deixaram rastros. No caso de algum dano ter ocorrido na limpeza do Registro do Windows (o que não é muito comum), é possível utilizar a opção ‘Desfazer’ para restaurá-lo.

O EasyCleaner é fácil de utilizar, tem opção de idioma em português (embora a tradução não esteja completa), é gratuito e leve. É uma opção excelente para quem quer fazer uma “faxina” regular no Windows sem complicações. Para baixá-lo ou obter mais informações, clique aqui. Detalhe: não o testei no Windows Vista, somente no Windows XP.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn