E-mail falso diz que Orkut do usuário será cancelado

Sucesso absoluto no Brasil, o site Orkut tem sido alvo constante da ação de golpistas. Hoje, recebi um e-mail falso (scam) dizendo que minha conta no Orkut será cancelada em até 72 horas devido a irregularidades encontradas: eu estaria usando “dados não autorizados”.

A mensagem afirma que a única maneira de impedir o cancelamento é clicando em um link que contém instruções do “SAC”. Para pressionar mais, o texto reafirma que eu só tenho 72 horas para isso. Se você recebeu esta mensagem e ficou preocupado(a), desencana, é tudo lorota! Se clicar no tal link, seu computador será infectado com um arquivo malicioso que captura dados sigilosos, principalmente senhas.

A imagem acima mostra o e-mail. Veja como é fácil identificar sua falsidade: há vários erros de português, como “denuncia” ao invés de “denúncia” e “excluida” ao invés de “excluída”; a mensagem tem erro de codificação e o link “Clique aqui” está com inicial maiúscula depois da vírgula. Há mais erros, é só procurar.

Ainda há outro indicativo: se você passar o cursor do mouse sobre o link, verá que ele aponta para um endereço que em nada tem a ver com Orkut. Além disso, se o Google encontrar irregularidades em sua conta, ele a excluirá sem fornecer prazo algum para a regularização.

Se receber esse ou qualquer outro e-mail parecido, simplesmente o exclua. Se quiser orientações sobre segurança na internet, sugiro a leitura destas dicas. Um último detalhe: esse mesmo e-mail já havia circulado em março deste ano (2006).

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn