Divulgação: IV Encontro Nacional Linuxchix Brasil

Webcast, inovações e patrocinadores inusitados

Trazendo muitas novidades, nos dias 8 e 9 de setembro (2006), em Florianópolis, Santa Catarina, ocorrerá o IV Encontro Nacional Linuxchix Brasil. As inscrições podem ser feitas no local do evento, na Fundação Barddal.

Os assuntos tratados vão de OpenLDAP a Linux em processadores 64 bits, de Python a Sistemas de Gestão Acadêmica, além de Interfaces Gráficas Modernas, Gentoo, Alta Disponibilidade, FreeBSD, Asterisk, Sistema UDEV, Kernel para iniciantes, enfim, serão 22 palestras, 4 mini-cursos e uma Tarde dos Professores.

Quem não puder ir a Florianópolis terá um jeito de acompanhar o evento de pertinho através do site das Linuxchix: com um oferecimento da Solis em parceria com o InfomediaTV e Terra, haverá transmissão ao vivo das palestras principais, além de inserção de notícias para que todos tenham idéia do que acontece no evento.

Outra grande novidade é uma programação à parte dedicada aos professores. Nela, os mestres são convidados a testar e descobrir porque o mundo Open Source desperta tanta atenção, e quais as reais vantagens para auxiliar nas suas tarefas. Ministrado por pessoas que já tem experiência no ambiente acadêmico e que conhecem as dificuldades de atrair a atenção e despertar a criatividade dos alunos, este curso possibilitará aos professores descobrir como encontrar ferramentas, buscar ajuda, entre outros.

Este ano o evento conta com o apoio de muitas empresas e entidades, e com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, sempre presente fomentando projetos de desenvolvimento, além da controversa Microsoft. Continuando o movimento de aproximação e diálogo com a comunidade Open Source, a empresa de Bill Gates apoia a realização do evento, bem como se dispõe a falar das suas últimas aberturas, visando auxiliar na convivência com sistemas abertos. Convidamos a todos para ouvir o que eles têm a dizer e debater com os representantes suas idéias e ações.

O Encontro Linuxchix Brasil é um evento já conhecido da comunidade e, como sempre, trás novidades para o público que gosta de inovações. Este foi o primeiro evento a defender a temática “de quem faz para quem faz”, buscando não somente manter o foco técnico, mas também incentivar e buscar temas que não se limitam ao discurso inicial. Assim, além de ver o funcionamento básico e conceitos dos sistemas, o público pode conhecer detalhes, melhores práticas, recursos extras e provar, na prática, temas diversos e interessantes nos mini-cursos ministrados ao longo do evento.

Há quatro anos, o Encontro Nacional LinuxChix Brasil promove a capacitação técnica da comunidade e a inserção da mulher no mundo Open Source. As palestrantes e conferencistas mulheres vem aumentando, dobrando sua participação a cada ano. Na média geral do evento, elas passaram de menos de 5% para 15% dos participantes.

Mais informações neste link.

Divulgação: Sulamita Garcia (Linuxchix Brasil).

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn