Divulgação de artigo: GNU/Linux ou Linux?

O Marcel Ribeiro Dantas entrou em contato conosco para divulgar seu artigo “GNU/Linux ou Linux?“. Como o próprio nome indica, a matéria trata da questão do uso no nome “GNU/Linux” ao invés de apenas “Linux”. Eis os dois primeiros parágrafos do texto:

“Mais de quinze anos depois do lançamento do GNU/Linux, os usuários desse mesmo sistema operacional ainda tendem a chamá-lo de um modo incorreto, o nominando como Linux, apenas uma parte do sistema.

O Linux na verdade é um kernel, ou seja, o núcleo do sistema operacional, parte essa responsável pela interação com os periféricos, gerenciamento dos recursos da máquina, ou seja, o kernel é uma parte essencial do sistema como qualquer outra. Podemos concluir então que embora a justiça não seja o único motivo, é totalmente errado chamar todo o sistema operacional de Linux, já que esse nome representa apenas uma parte de todo o conjunto.”

Para ler o restante, clique aqui. O autor também disponibilizou uma versão em inglês.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn