Divulgação: Chamada de trabalhos para o 4º Encontro Nacional Linuxchix Brasil

Em 2003, 2004 e 2005, centenas de pessoas compareceram ao Encontro Nacional Linuxchix Brasil. O evento é composto por dois dias de palestras e seminários, apresentados por membros da comunidade de software livre do Brasil. As palestras apresentadas são inéditas e sobre temas técnicos, visando capacitação de profissionais em open source em geral.

O encontro também busca incentivar a participação de mulheres, tanto como congressistas quanto como palestrantes e instrutoras, o que vem aumentando gradativamente. A iniciativa visa diminuir a evasão de mulheres na área e dos cursos superiores de computação.

Após dois anos em São Paulo, no último ano tornou-se um evento itinerante e foi a Belo Horizonte, o que motivou a realização de outros eventos menores e a participação de estudantes em projetos open source. O encontro deste ano será nos dias 8 e 9 de setembro, em Florianópolis – SC, e vai ocorrer nas dependências do Colégio e Faculdades Barddal, mas conta com apoio de pessoas de outras instituições, como a UFSC, berço de muitos projetos e voluntários da comunidade FOSS no país.

Em todos os anos o evento foi hospedado em universidades: FIAP, UNA e agora Barddal, cuja estrutura e laboratórios estão inteiramente em Linux. Obviamente, o melhor lugar para criar profissionais e preencher a lacuna de desenvolvedores nacionais perante a grande massa usuária.

Estão sendo programadas as tradicionais palestras, mini cursos e várias outras novidades. As propostas podem ser submetidas em http://www.linuxchix.org.br/?q=chamada, onde também existe mais informações. A chamada vai até o dia 10 de agosto, e a grade deve ter sua primeira versão liberada no dia 15 do mesmo mês.

Divulgação: Sulamita Garcia (Linuxchix Brasil).

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn