Dica: saiba rapidamente quão segura é a sua senha

Enquanto não houver uma solução que seja ao mesmo tempo eficiente e viável, continuaremos utilizando senhas para acessar e-mails, contas bancárias, computadores pessoais e assim por diante. O problema é que a senha deve ser bem definida, do contrário, você estará diante de um sério problema da segurança. Mas como ter certeza de que a combinação escolhida é segura?

Ao criar uma conta no Google ou no Twitter, por exemplo, você verá que o próprio site indicará se a sua senha é fraca, mediana ou forte. Mas não é todo serviço que oferece este recurso. Felizmente, há ferramentas que facilitam esta verificação e uma delas é o site How Secure Is My Password? (Quão segura é a minha senha?). Sim, o site está em inglês, mas até quem não domina o idioma consegue utilizá-lo tranquilamente.

How Secure Is My Password?

Ao digitar a combinação que você deseja usar, o site ficará vermelho se entender que a senha é fraca, amarelo se considerá-la mediana e verde se entendê-la como fortemente segura. Além disso, o serviço dá uma estimativa de quanto tempo será necessário para que uma PC consiga descobrir a combinação definida (a partir de alguma ferramenta de força bruta, possivelmente).

O How Secure Is My Password? também dá dicas para que você possa aumentar a segurança da sua senha. Se você utilizar uma combinação misturando números e letras maiúsculas, por exemplo, o site sugerirá a inclusão de algum símbolo especial (@, &, #, entre outros).

Estes aspectos podem parecer uma chateação, mas são realmente importantes. Ao utilizar pelo menos 8 caracteres, incluir números, símbolos e letras maiúsculas, evitar o uso de palavras completas ou de sequências (123456 ou abcdef, por exemplo), você diminuirá enormemente as chances de a sua combinação ser descoberta.

Você pode saber mais criação de senhas seguras aqui no InfoWester.

Update: ao pesquisar sobre o site, não encontrei nada de desabonador a seu respeito. De qualquer forma, você pode testar uma combinação parecida, caso tema que a sequência que você tem originalmente em mente possa ser capturada ou utilizada indevidamente de alguma forma.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn