Dica: remova vírus com o Microsoft Malicious Software Removal Tool

Ao procurar por informações sobre os atuais vírus que contaminam pendrives e outros dispositivos de memória Flash, encontrei sem querer um pequeno aplicativo da Microsoft capaz de eliminar os vírus mais perigosos para o Windows: o Malicious Software Removal Tool (Ferramenta de Remoção de Software Mal-intencionado).

Trata-se de uma ferramenta gratuita e de simples utilização: ao baixá-la, basta executar o programa. O Windows o descompactará em uma pasta temporária e o executará, sem necessidade de instalação. Na janela principal da ferramenta, é possível clicar em um link que mostra as pragas que o Malicious Software Removal Tool consegue remover. Ao clicar sobre qualquer um dos vírus listados, uma página se abrirá no navegador de internet para mostrar mais detalhes sobre ele.

Microsoft Malicious Software Removal Tool

O mais importante, no entanto, está na janela seguinte, exibida quando o usuário clica em Avançar: ela permite ao usuário escolher como a ferramenta fará a varredura no sistema operacional. O ideal é ativar a opção Exame geral, que analisa o computador por completo.

A Microsoft atualiza o Malicious Software Removal Tool na segunda terça-feira de cada mês. No entanto, como a própria empresa enfatiza, a ferramenta não substitui um antivírus, serve apenas para livrar o Windows dos vírus mais perigosos e, na minha opinião, pode servir até de “quebra-galho” de técnicos que vão verificar o computador de seus clientes.

O Malicious Software Removal Tool está disponível nesta página. O programa tem 8,2 MB e é compatível com os Windows 2000, XP, Server 2003 e Vista.

Emerson Alecrim