Dica rápida: otimize seu Windows com o Portinho

O Portinho surgiu em 2005, mas passou os últimos anos parado porque seu criador, Bernardo Porto (entendeu o porquê do nome?), teve que dedicar seu tempo ao seu trabalho na Quicksys. Mas agora o utilitário está de volta! E o que ele faz? Otimiza o seu Windows removendo arquivos temporários, limpando o Registro do sistema de entradas inválidas e apagando informações acumuladas pelos navegadores de internet.

Utilizar o Portinho é muito simples: basta instalar o programa e clicar em Analisar. Só isso. O aplicativo irá verificar o sistema operacional e, quando terminar, você só precisará clicar em Otimizar para que ele conclua a tarefa. Você também pode verificar todos os itens que o programa encontrou na varredura para continuar com a limpeza ou cancelá-la.

Portinho

Portinho

Clicando em Opções, você pode especificar o que o Portinho deve ou não fazer. Por exemplo, você pode configurá-lo para não apagar dados do navegador Firefox e para não esvaziar a lixeira do Windows na limpeza de disco.

Opções do Portinho

Você pode baixar o Portinho em www.portinho.com.br. O arquivo de instalação tem pouco mais de 1 MB. Ah, já ia esquecendo: o programa é gratuito 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn