Dica rápida: Driver Magician faz backup dos drivers do seu PC

Por um motivo ou outro, um dia você pode ter que reinstalar o sistema operacional do seu PC ou das máquinas que você cuida em uma empresa. Essa tarefa é fácil, mas pode ser demorada se o sistema operacional não contiver drivers para o hardware da máquina. Nestes casos, você é obrigado a procurar os CDs de instalação de cada componente ou, ainda, a fazer o download dos drivers nos sites dos fabricantes. Esse processo todo pode ocupar muito do seu tempo, mas na semana passada encontrei um programa que pode evitar transtornos desse tipo: o Driver Magician, um software que faz backup e restauração dos drivers de computadores com o Windows (versões 98, Me, 2000, XP, 2003 e Vista).

Driver Magician

A utilização do programa é muito fácil. No botão Backup, é possível procurar por todos os drivers instalados ou apenas pelos drivers que não foram desenvolvidos pela Microsoft, isto é, os drivers fornecidos pelo fabricante de cada componente de hardware. No botão Restore, você pode pesquisar na máquina pelos backups de drivers já existentes. Se o programa encontrar algum, se encarregará de instalá-los. No botão Update, é possível fazer com que o Driver Magician procure na internet por atualizações dos drivers instalados. Uma mão na roda, não?

Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de configurar o programa para fazer backup dos drivers e salvar tudo em um único arquivo executável. Daí, basta executá-lo posteriormente para que ele faça a restauração. Para ativar esse recurso, basta ir ao menu Tools e, em seguida, em Options. Em Tools, ainda é possível encontrar outros recursos bacanas, como um item que faz backup do Registro do Windows, da pasta Meus Documentos, das configurações de desktop e do favoritos do Internet Explorer, além de uma opção que permite a desinstalação de determinado driver, funcionalidade útil para reparar problemas no sistema operacional.

Agora vem a parte chata: o Driver Magician não é gratuito. É possível testá-lo gratuitamente por 15 dias (mesmo no período de testes, alguns recursos estão desativados), depois disso é necessário desembolsar 29,95 dólares. Quem preferir, pode optar pelo Driver Magician Lite, que é “de grátis”, mas somente permite fazer backup dos drivers em um determinado diretório e só. Mesmo assim, quebra um galhão 🙂

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn