Dica: programa remove “ruído” de suas fotos digitais

É chato pra caramba tirar uma foto escondido da sua vizinha gostosa bacana com os seus amigos e ver que ela está cheia de pequenos pontos granulados e coloridos. Esse problema é chamado ruído (ou “noise”, em inglês), e pode acontecer com freqüência em fotos tiradas em ambientes com pouca luz, por exemplo.

Como eu não tenho nenhuma habilidade com softwares de manipulação de imagem, tinha que me conformar com o efeito desagradável dos ruídos em minhas fotos. Mas aí, pesquisando pelo assunto na internet, descobri um programa gratuito (para Windows) que corrige esse problema quase que de forma milagrosa: o Noiseware Community Edition, da Imagenomic.

Interface do Noiseware

Utilizá-lo é muito simples (para a alegria de tapados como eu que mal conseguem usar o Paint): após abrir o programa, clique em Open, selecione a foto desejada, escolha um filtro (a opção Default já resolve a maioria dos casos) e clique em Go. O programa diminuirá sensivelmente a quantidade de ruídos da imagem. Se o resultado não for agradável, você pode escolher outras opções de filtro ou mesmo criar ajustes próprios (clique no botão Noise Filter para isso). Se você quiser comparar a imagem com e sem o filtro, depois de pressionar o botão Go, clique com o botão esquerdo do mouse sobre ela. Enquanto você fizer isso, o programa mostrará o estado anterior da foto.

Bacana, não? Abaixo, um exemplo de “antes e depois”:

Antes:

Teste: imagem original com ruído

Depois:

Teste: imagem filtrada e sem ruído

Não faz muito tempo que eu tirei fotos de carros da Audi numa exposição promovida pela montadora em São Paulo. Foram quase 100 fotografias e quase todas apresentaram ruído excessivo. O que “salvou” essas fotos foi o Noiseware. Depois de utilizá-lo, todas as fotos ficaram com níveis de ruídos quase imperceptíveis. Portanto, trata-se de um programa muito bem testado e aprovado.

Para baixá-lo, clique aqui e escolha a opção Noiseware Community Edition Standalone. Note que essa versão possui recursos básicos. Se você precisar, por exemplo, editar imagens em lote ou salvar imagens em formato diferente de JPEG, poderá apelar para as versões Standard ou Professional. Sim, essas são pagas (mas rodam por 15 dias gratuitamente). Neste link, há um comparativo com os valores e os recursos de cada versão.

Está dada a dica. Fotos com ruído nunca mais 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn