Dica: execute comandos do Windows rapidamente com o Wizmo

Olha só que interessante: um colega de trabalho me perguntou se eu conhecia algum macete para fazer com que a tela de seu notebook seja desligada rapidamente sem, no entanto, deixar o sistema operacional em stand-by. Nos desktops, isso é fácil, basta apertar o botão Power do monitor 😀 . No entanto, a tela dos notebooks não conta com esse botão (embora seja possível fazer isso com uma combinação de teclas, dependendo do equipamento). O que fazer, então? Fui ao Google e descobri um programinha capaz de fazer isso e muito mais: o Wizmo.

O Wizmo é um pequeno utilitário criado por Steve Gibson que permite utilizar recursos do Windows de maneira rápida e sem complicações. Para isso, é necessário baixar o Wizmo e salvá-lo no diretório C:Windows (ou equivalente). Não é necessário fazer instalação, basta copiá-lo para a referida pasta. Feito isso, vá em Iniciar / Executar e digite wizmo seguido do comando do recurso que você quer acessar. Há vários, eis alguns:

wizmo standby
– faz o Windows entrar em modo de espera;
wizmo reboot – faz o Windows reiniciar;
wizmo shutdown – faz o computador desligar;
wizmo open – abre a unidade de CD/DVD (se tiver mais de um drive, digite open=[letra da unidade]);
wizmo close – fecha a unidade de CD/DVD (se tiver mais de um drive, digite open=[letra da unidade]);
wizmo blackout – faz o Windows exibir uma proteção de tela “preta”;
wizmo mute=1/0 – 1 desativa o som do Windows e 0 o ativa;
wizmo monoff – deixa o monitor em modo de descanso, mas mantém o computador funcionando.

Executando o Wizmo

É justamente esse último comando que atende à necessidade do meu colega de trabalho. Como ele pretende usar esse comando com muita freqüência, achei conveniente seguir a dica do próprio criador do programa e criar um atalho que executa o procedimento em questão com um simples clique do mouse. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse na Área de Trabalho, ir em Novo e selecionar Atalho. Na janela que surgir, digite o comando que desejar. Neste caso, wizmo monoff. Se preferir, arraste esse atalho para a Barra de Tarefas do Windows para acessá-lo mais facilmente.

Atalho para o Wizmo

Bacana, não? Para obter a lista completa de comandos, basta digitar wizmo isoladamente em Executar ou acessar a página oficial do programa, por onde também é possível baixá-lo. O Wizmo é gratuito, tem apenas 40 KB e, pelo o que eu apurei, funciona em praticamente qualquer versão do Windows (embora eu só o tenha testado no Windows XP) 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn