DesktopTwo: a sua área de trabalho na internet

Serviços como iGoogle, Netvibes e Start (da Microsoft) são uma mão na roda para quem deseja concentrar em uma única interface informações sobre vários sites e serviços disponíveis na internet. Mas, e se você pudesse acessar sua área de trabalho (ou desktop) de qualquer computador, através de uma conexão à internet? É isso que propõe o site DesktopTwo.

DesktopTwo

Ao criar sua conta no serviço (o cadastro é gratuito e rápido), o usuário tem acesso a um desktop on-line com ícones que apontam para vários serviços. É possível, por exemplo, acessar leitor de RSS, cliente de e-mail, tocador de áudio, calendário, editor de textos, catálogo de endereços e até um blog! No entanto, o que mais chama a atenção é o ícone “Hard Drive”: por ele você pode armazenar até 1 GB de dados gratuitamente (se precisar de mais espaço, é possível comprar quotas maiores).

O DesktopTwo exibe na parte inferior direita da tela um campo de busca configurável que permite, por exemplo, fazer pesquisas no Google, no Yahoo! e no disco virtual do próprio usuário. Ao lado dessa barra, no centro, é possível acessar os ícones dos aplicativos abertos, tal como acontece no Windows, no KDE ou no Mac OS.

Para utilizar o DesktopTwo, é necessário ter o plugin do Flash no navegador, o Acrobat Reader, Java, permissão de pop-ups no browser, liberação de cookies e, como é de se esperar, acesso rápido à internet. Pelo menos por enquanto, sua utilização é gratuita.

Resta saber se o DesktopTwo vingará ou se será apenas uma moda passageira. Em todo caso, não posso negar: gostei do que vi, o serviço é bem feito e, por estar em fase beta, pode melhorar ainda mais. Se isso acontecer, quem aposta comigo que algum gigante da internet irá comprá-lo?

Referência: AppScout.

Emerson alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn