Denúncia por SMS? Na CPTM, sim!

SMS-Denúncia - Imagem por CPTMA CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) encontrou um jeito muito interessante para ser avisada de irregularidades em seus trens ou estações: o serviço SMS-Denúncia. A ideia é muito simples: se você estiver presenciando atos de vandalismo, consumo de drogas ilegais, violência, venda de produtos ou qualquer coisa errada dentro dos trens ou das estações, basta enviar um SMS (também conhecido como “torpedo”) para o número 7150-4949.

É claro que o simples ato de enviar uma mensagem não basta. Se você está disposto a denunciar, precisa fornecer detalhes suficientes para que a equipe de segurança mais próxima seja acionada e localize os delinquentes em tempo hábil. Ou seja, é necessário informar qual o problema, quais as características dos infratores, em que estação você está ou acabou de sair, para qual estação o trem está indo e, sempre que possível, o número do carro (vagão) em que você se localiza (geralmente, essa informação está disponível tanto dentro quanto fora do carro).

Em uma nota publicada recentemente pela CPTM, a empresa afirma que, desde novembro de 2008, quando o SMS-Denúncia foi implementado, cerca de 1200 denúncias foram recebidas por esse meio. Não é por menos: muitas vezes as pessoas deixam de fazer denúncias pelo método tradicional, o telefone (no caso da CPTM, o número é 0800-055-0121), porque sabe que o infrator poderá perceber. Por SMS, é possível fazer isso de maneira discreta e, portanto, mais segura. Ah, é claro, a CPTM garante o anonimato de quem estiver fazendo a denúncia.

Eu achei a ideia excelente e creio que seria interessante vê-la implementada em outros serviços públicos, como Metrô e a própria polícia. Li, infelizmente não lembro onde, que a polícia de Nova York, nos Estados Unidos, já oferece essa opção aos cidadãos justamente por saber que, em determinadas circunstâncias, não é seguro fazer ligações telefônicas para isso.

E convenhamos, né? É muito mais “saudável” utilizar SMS para fazer denúncias do que para votar na eliminação de um BBB, para tentar ganhar um carro que nunca será seu em um concurso na TV e assim por diante 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn