Dell Suites São Paulo ’09: Mini 3iX, o smartphone com Android da Dell

No Dell Suites São Paulo ’09, evento promovido pela Dell que aconteceu na noite do dia 01/12/2009, o produto mais aguardado era o Mini 3iX (mas o finíssimo Adamo XPS também chamou a atenção), smartphone com sistema operacional Android que a Dell está lançando inicialmente no Brasil e na China (se bem que o modelo chinês é um pouco diferente).

Dell Mini 3iX - Imagem por Dell
Dell Mini 3iX – Imagem por Dell

Assim que coloquei as mãos no aparelho pude perceber que ele é bonito, bem acabado, tem uma tela generosa (3,5 polegadas) com ótima resposta ao toque e… não possui nenhum botão na parte da frente! Geralmente, esse tipo de portátil conta com ao menos uma tecla frontal que serve para acessar o menu ou a tela principal do sistema. Porém, logo descobri que esse botão existe, só que fica na lateral, ao lado da tecla Power. No início achei estranho, mas ao manipular o Mini 3iX percebi que esse botão lateral até que é prático, pois permite acionar o menu principal facilmente enquanto o usuário segura o aparelho, embora isso não signifique vantagem em relação a uma tecla frontal.

O primeiro botão é o Power, enquanto que o segundo dá acesso direto ao menu principal do Dell Mini 3iX
O primeiro botão é o Power, enquanto que o segundo dá acesso direto ao menu principal

O que causou surpresa mesmo, no entanto, foi o Android instalado no dispositivo. Os aparelhos Mini 3iX apresentados estavam com esse sistema totalmente alterado. Ah, tudo bem, o Android do HTC Magic, por exemplo, também é alterado, podemos dizer. Sim, só que é alterado para melhorar a experiência do usuário. No caso do Dell Mini 3iX, as mudanças aparentemente foram feitas para atender aos interesses da Claro, pois há um monte de ícones para serviços da empresa no sistema operacional.

Explica-se: o Dell Mini 3iX deverá chegar às lojas nos próximos dias, mas inicialmente apenas pelas mãos da referida operadora. É por essa razão que os preços do produto ainda não foram informados, pois dependerão dos planos oferecidos pela Claro. Devido a essa parceria, era de se esperar encontrar no sistema do aparelho um ou outro ícone relacionado aos serviços da operadora, mas não tantos! Talvez seja tempestade em copo d’água da minha parte, mas acho que essas alterações descaracterizam o principal atrativo do smartphone: o Android.

A imagem não está boa, mas dá para notar a quantidade de ícones da Claro (em vermelho) no Dell Mini 3iX
A imagem não está boa, mas dá para notar a quantidade de ícones da Claro (em vermelho)

Os aplicativos do Google que são normalmente encontrados no Android foram simplesmente retirados. De acordo com a Dell, a ideia é permitir que os próprios usuários baixem os softwares desejados. A melhor maneira de se fazer isso, creio eu, é pelo Android Market, sistema on-line de distribuição e venda de programas para a plataforma. O problema é que mesmo o aplicativo desse serviço estava ausente no smartphone.

De acordo com alguns representantes da Dell no evento, o Mini 3iX deverá ser lançado no próximo ano de maneira desbloqueada, isto é, sem vínculo com uma determinada operadora. Espero que, quando isso acontecer, o Android do dispositivo não seja tão “mutilado” assim, pois apesar desse “probleminha” com a Claro, o Dell Mini 3iX me pareceu ser um bom aparelho.

Além da tela de 3,5 polegadas, o dispositivo conta com: câmera de 3 megapixels com flash LED (a câmera não é lá essas coisas, mas quebra um galho); suporte a redes 3G, Wi-Fi e Bluetooth; entrada para cartões microSD de até 32 GB; e conexão para fone de ouvido. Ainda não há maiores detalhes quanto à sua configuração de hardware.

Resta agora esperar o lançamento do aparelho pela Claro para saber se seu preço será convidativo e, principalmente, se as alterações efetuadas no Android não desagradarão possíveis compradores. Se isso acontecer, certamente a preferência nacional poderá ser o HTC Magic, o Samsung Galaxy ou qualquer outro smartphone com Android, menos o Dell Mini 3iX…

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn