Dell Streak: smartphone grande ou tablet pequeno?

A Dell é conhecida principalmente pelos desktops, laptops e servidores que fabrica. Mas a empresa sabe que o segmento móvel está cada vez mais forte e que se render a ele é questão de sobrevivência, por isso, está criando várias soluções para a área. Uma delas é o aparelho Dell Streak.

Streak – Imagem por Dell

Streak – Imagem por Dell

Eu não consigo entender exatamente se o Streak é um smartphone grande ou um tablet pequeno, pois o aparelho tem uma tela de 5 polegadas, que o deixa enorme para um e minúsculo para outro (pelo jeito, não é só o Inspiron 11z que tem crise de identidade…). Mas como ele é capaz de fazer ligações telefônicas, vou chamá-lo mesmo de smartphone.

Além de sua tela de 5 polegadas (sensível ao toque, obviamente), o Dell Streak roda o sistema operacional Android e conta com a seguinte configuração: processador QSD 8250 de 1 GHz, 512 MB de memória RAM, 2 GB para armazenamento de dados, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth, 3G, porta USB 2.0, leitor de cartão microSD, câmera digital de 5 megapixels, acelerômetro E GPS.

Nos poucos momentos em que brinquei com o Streak, pude perceber que o aparelho desempenha bem suas funções: faz filmes com qualidade razoável, é capaz de tirar boas fotos (mas o flash em LED não ajuda muito em ambientes escuros), o tamanho de sua tela permite uma visualização generosa de fotos e vídeos, e o sistema operacional não é “capado”, tal como o Mini 3iX, que empresa lançou no final de 2009 (alguém se lembra dele?). Sim, como eu disse, ele também faz ligações telefônicas, mas é um pouco esquisito levá-lo à cabeça para falar…

Interessado? Pois saiba que a Dell pretende lançar o Streak no Brasil em 2011, com preço ainda a ser definido. Nos Estados Unidos, o aparelho já está à venda e tem valor sugerido de 549,99 dólares (ou 299,99 dólares para um contrato de 2 anos com uma operadora). A empresa também faz planos de lançar versões com tela de 7 e 10 polegadas.

Abaixo, algumas fotos que fiz do aparelho:

www.flickr.com/photos/ealecrim/sets/72157625355399320/

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn