Corel adquire WinZip

O tradicional software de compactação e descompactação de arquivos WinZip acaba de ser comprado pela Corel. Com isso, a licença de uso do programa foi modificada.

As primeiras versões do WinZip eram fornecidas gratuitamente a usuários domésticos; somente empresas tinham que pagar pela licença de uso. Em versões seguintes, o usuário escolhia entre pagar ou ver uma tela sobre o registro toda vez que o programa fosse aberto. Essa era a forma de licenciamento vigente até então. Agora, se alguém quiser adquirir a última versão do WinZip, terá que desembolsar, pelo menos, 29,95 dólares pela versão mais simples.

WinZipDivulgação

Embora existam alternativas bem mais interessantes, como o gratuito FilZip (que eu utilizo e aprovo) ou o brasileiro BraZip, o WinZip é muito utilizado no meio corporativo por sua confiabilidade e por ser conhecido por muitos usuários.

Talvez seja isso que a Corel viu no WinZip. Ou, talvez, a empresa esteja apenas tentando elevar um pouco seu nome – o WinZip já registrou mais de 150 milhões de downloads.

Só falta a empresa mudar o nome do Winzip para “CorelZip”. Sabe como é, a Corel adora dar tiro no seu próprio pé…

Mais informações no site da Corel.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn