Conheça o projeto HLBR

Logotipo do HLBRNo dia 7 de novembro de 2005, escrevi um relato sobre o CONISLI (Congresso Internacional de Software Livre). Nele, mencionei a palestra ministrada por João Eriberto, que tratou do Hogwash, uma ferramenta de prevenção contra intrusos em redes que trabalha na camada 2 do modelo OSI (Open Systems Interconnection). Para saber mais, clique aqui para baixar os slides da apresentação (em PDF).

No último sábado, dia 07/01/2006, Eriberto me informou por e-mail que o Hogwash estava parado, por isso, ele fundou, juntamente com amigos, o projeto HLBR (Hogwash Light BR), que é derivado do Hogwash, como mostra a explicação abaixo:

“O HLBR é um novo projeto, baseado no Hogwash. Por atuar na camada 2, o HLBR funciona como uma bridge e, em conseência, não necessita de endereço IP, ficando invisível aos “olhos” de um atacante. Pode ser colocado entre o roteador WAN e o sistema de firewall da rede a ser protegida e é capaz de barrar ataques utilizando regras simples. A máquina que irá receber o HLBR deverá ter duas interfaces de rede (uma voltada para a rede e outra para a Internet). Outra possibilidade é a de adicionar uma terceira interface para desviar o tráfego malicioso para um honeypot ou para uma honeynet. Os resultados são surpreendentes.

Este é um projeto Brasileiro, voltado para a segurança de redes de computadores! O HLBR é um Software Livre regido pela GNU GPL. Pode ser utilizado em GNU/Linux ou outros Unix Likes.”

Se você é um administrador de redes ou tem interesse pela área, vale a pena conhecer o HLBR. Trata-se de um software livre, por isso você pode estudá-lo a fundo. Aliás, é possível até mesmo ajudar no projeto. A equipe do HLBR precisa de tradutores atualmente.

Para mais detalhes, visite a página oficial ou participe da lista de discussão do HLBR.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn