Confirmado: o Ubuntu para tablets está a caminho

A Canonical parece mesmo determinada a fincar sua bandeira no mundo dos dispositivos móveis. Depois de anunciar uma versão do Ubuntu para smartphones, a empresa confirmou na última terça-feira (19/02/2013) uma versão do sistema projetada especificamente para tablets. Ao analisar a novidade, a sensação de que os desenvolvedores estão fazendo um ótimo trabalho na plataforma é eminente.

Ubuntu para tablets – Imagem por Canonical

Ubuntu para tablets – Imagem por Canonical

A primeira coisa que chama a atenção no Ubuntu para tablets é o visual limpo, organizado e que utiliza as mesmas cores da famosa distribuição Linux que leva este nome, com a já conhecida coluna de acesso rápido da interface Unity também marcando presença, por exemplo. É claro que ainda não tive a oportunidade de testar, mas as imagens disponibilizadas dão a entender que este sistema é tão fácil de usar quanto o iOS e o Android, se não mais.

Outro destaque é a sua capacidade de gerenciar múltiplas contas ou perfis. Assim, você pode ter em seu tablet um perfil para trabalhar e outro para jogos, assim como criar uma conta para você e outra para o seu filho, por exemplo.

A Canonical também fez questão de destacar um recurso chamado Side Stage, que permite ao usuário executar dois aplicativos ao mesmo tempo no tablet, com ambos ocupando a tela simultaneamente. Desta forma, a pessoa pode, por exemplo, fazer seu navegador de internet ocupar a parte maior da tela e preencher o intervalo restante com um aplicativo de notas.

E há vários outros recursos interessantes, por exemplo: o usuário pode responder um e-mail ou uma mensagem de chat a partir do sistema de notificações, o mecanismo de busca interno se mostra bastante eficiente, a plataforma aparenta estar bem preparada para executar conteúdo de vídeo e áudio, é possível controlar determinadas funcionalidades por voz, entre outros.

Sistema de notificações (à direita) – Imagem por Canonical

Sistema de notificações (à direita) – Imagem por Canonical

A Canonical prometeu disponibilizar uma versão Touch Preview do Ubuntu para tablets nesta quinta-feira (21/02/2013). O problema é que, a princípio, esta versão somente poderá ser instalada nos tablets Nexus 7 e Nexus 10, mas a empresa afirmou estar trabalhando para compatibilizar outros modelos em breve.

Ficou faltando algo? Pois é, os aplicativos. Não está claro se a Canonical tem planos de fazer uma abordagem tão agressiva neste aspecto, mas a empresa sabe que sem apps uma plataforma móvel não vai muito longe. Por esta razão, a companhia explicou que a novidade contará com programas para os serviços mais conhecidos, como Twitter, Facebook, Google Maps, entre outros, assim como disponibilizará um SDK para que desenvolvedores possam criar ou portar aplicativos para a plataforma tendo como base o padrão HTML5.

No vídeo abaixo, Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, apresenta os principais recursos do Ubuntu para tablets:

Mais informações em www.ubuntu.com/devices/tablet.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn