Com Android e Windows 7: Lenovo anuncia linha de tablets

Mundialmente conhecida depois de ter comprado a divisão de PCs da IBM, a chinesa Lenovo deu um passo importante rumo a um segmento onde ainda não tem presença marcante: o mercado móvel. A companhia acaba de anunciar três dispositivos para disputar espaço no promissor segmento de tablets: os modelos ThinkPad, IdeaPad K1 e IdeaPad P1.

ThinkPad

Com tela de 10,1 polegadas e resolução de 1280×800 pixels, o ThinkPad é um modelo repleto de recursos: roda o Android 3.1 (Honeycomb) e é equipado com processador NVIDIA Tegra 2 de 1 GHz (dual core), 1 GB de memória RAM, até 64 GB para armazenamento de dados, câmera frontal (para videoconferência) de 2 megapixels, câmera traseira de 5 megapixels, Wi-Fi, Bluetooth, 3G, leitor de cartões SD, além de portas USB 2.0, microUSB e mini-HDMI. A bateria do dispositivo tem autonomia de 8 horas. Seu peso é de pouco mais de 700 gramas e sua espessura é de quase 14 mm.

ThinkPad – Imagem por Lenovo

ThinkPad – Imagem por Lenovo

A Lenovo também preparou acessórios que tornam o ThinkPad mais interessante, especialmente ao segmento corporativo. O mais chamativo deles é um teclado com suporte que permite ao tablet fazer as vezes de um laptop. O dispositivo tem até TrackPoint, item clássico nos computadores da marca. Há também uma stylus e um dock de recarga de bateria que replica as portas do aparelho.

ThinkPad com teclado – Imagem por Lenovo

ThinkPad com teclado – Imagem por Lenovo

IdeaPad K1

Se o ThinkPad é um modelo mais adequado ao segmento corporativo, o IdeaPad K1 se mostra como a opção mais interessante ao usuário doméstico. Com um design mais “esportivo”, deve agradar em cheio o público jovem.

O dispositivo possui quase as mesmas especificações do modelo anterior: sistema operacional Android 3.1, tela de 10,1 polegadas com resolução de 1280×800 pixels, processador NVIDIA Tegra T20 de 1 GHz, 1 GB de memória RAM, até 64 GB para armazenamento de dados, câmera frontal (para videoconferência) de 2 megapixels, câmera traseira de 5 megapixels, Wi-Fi, Bluetooth, 3G, leitor de cartões microSD, além de portas USB 2.0, microUSB e mini-HDMI.

IdeaPad K1 – Imagem por Lenovo

IdeaPad K1 – Imagem por Lenovo

O IdeaPad K1 é oferecido, inicialmente, nas cores preta e vermelha. Sua bateria tem duração estimada em 10 horas, seu peso é de cerca de 750 gramas e sua espessura é de quase 14 mm.

IdeaPad P1

Este é um modelo que chegará ao mercado posteriormente, por isso, ainda não há muitas informações sobre ele. No entanto, o que se sabe é que o IdeaPad P1 é um tablet bastante parecido com a versão K1, inclusive no visual, tendo como principal diferença o uso do Windows 7 como sistema operacional. É de se esperar que este modelo seja mais caro, não só por causa da licença do Windows, mas também porque, possivelmente, terá hardware um pouco mais sofisticado para aguentar as exigências deste sistema operacional.

IdeaPad P1 – Imagem por Lenovo

IdeaPad P1 – Imagem por Lenovo

Disponibilidade

Nos Estados Unidos, o ThinkPad deverá chegar ao mercado em agosto (2011), com preço estimado em 500 dólares para a versão inicial, com 16 GB, o mesmo valor indicado para a edição mais barata do IdeaPad K1, com 32 GB, único modelo que já está a venda. Ainda não há informação de lançamento no Brasil.

Para se diferenciar no mercado, a Lenovo aposta nos aplicativos. Tanto o ThinkPad quanto o IdeaPad K1 são certificados pela Netflix, serviço de streaming de vídeo bastante conhecido nos Estados Unidos e que deverá chegar ao Brasil em breve. Além disso, ambos os modelos já contam com mais de 20 aplicativos cada, incluindo jogos e ferramentas de produtividade. Mais informações nos seguintes links (em inglês):

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn