Clima de fim de festa no Second Life?

Adeus, Second Life!O Second Life veio, todo mundo falou nele e os olhos de muitas empresas brilharam com a possibilidade de fazer bons negócios nesse ambiente virtual. Por causa disso, gigantes do mundo todo, como Dell, Sun Microsystems, Best Buy e até Rede Globo, decidiram mergulhar nesse universo sem pensar duas vezes. Mas agora começam a bater em retirada…

Marcar presença no Second Life não causou o efeito esperado. Os stands e estabelecimentos das empresas que apostaram nesse mundo virtual vivem vazios, contrariando totalmente as expectativas iniciais. A causa desse problema é, essencialmente, a falta de participantes: há menos usuários do que se estima, já que muitos dos que se cadastram no Second Life voltam poucas vezes, sem contar aqueles que enjoam da “brincadeira”. Além disso, nada do que as empresas oferecem parece prender a atenção dos usuários mais ativos por muito tempo.

Isso não quer dizer que o Second Life está ameaçado, mas é bom a Linden Lab (empresa que cuida do serviço) começar a se mexer. Se o Seconf Life não oferecer novos e atraentes recursos regularmente, não serão somente as empresas que voltarão a atenção à “primeira vida”. Os usuários estão se dando conta de que o Second Life não é tão essencial quanto às ferramentas de mensagens instantâneas, por exemplo, e é exatamente aí que está o problema: ninguém fica em um lugar se não há motivos para isso.

Referências: Infobae, Los Angeles Times.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn