Clientes querem Linux em máquinas Dell

A Dell mantém um site onde pode obter opiniões e sugestões de seus clientes e, por meio desse canal, fez descobertas surpreendentes: a maioria das mensagens enviadas pelos usuários pedia a opção de comprar máquinas Dell contendo uma das seguintes distribuições Linux: Ubuntu, Fedora e OpenSuSE. A maioria desses usuários também sugeriu a possibilidade de ter o Windows XP ou o Windows Vista em multiboot com uma dessas distribuições.

As surpresas não pararam por aí: a Dell também costuma oferecer um pacote extra de softwares que acompanham o sistema operacional, como barras de navegador, Adobe Reader e o Microsoft Works (uma versão bastante simples do Microsoft Office). Com base nisso, os clientes também pediram para que a empresa oferecesse um pacote de software livre no lugar ou como complemento dos mencionados aplicativos. Entre os programas pedidos, tem-se: Firefox, GAIM, InkScape, Thunderbrid, PDFCreator e OpenOffice.org, sendo este último indiscutivelmente melhor que o Microsoft Works.

Resta agora saber se a Dell executará, pelo menos em parte, as mudanças sugeridas por seus clientes. Na minha opinião, as chances de isso acontecer são grandes, do contrário, a Dell não teria divulgado essas informações em seu site. Está aí a chance da empresa fazer uma boa jogada de marketing!

Referências: The Inquirer, Dell Ideastorm.

Emerson Alecrim





  • ThiiH

    Seria bem mais prático mesmo ter dois ou mais SOs na maquina. Além do mais, o preço da máquina seria reduzido se ela não contiver o Windows…

  • SubZero

    Dois SO na mesma maquina seria desperdiço de HD ja que dificilmente o usuário usaria os dois SO era melhor distribuir maquinas com linux e outras com windows.

    so resta a duvida é so um seleto numero de usuários experientes que fizeram essas sugestões ou os usuários domésticos também se interessam pelo linux e cia??

  • ThiiH

    Não precisa ser usuário experiente para utilizar linux, dependendo da distribuição, como o Kurumin e Ubuntu, são féceis de se utilizar, e não acho que seja desperdício de HD não, se uma máquina tem um HD de 80GBs, Windows utiliza 3~4GBs e o linux mais uns 2~3Gbs dependendo da distribuição. Isso totalzia mais ou menos uns 7GBs deixando livre 73GBs é espaço de sobra pra uma pessoa trabalhar, dai depende se ela for por jogos ou baixar DVDs…

  • Emerson Alecrim

    Eu uso o Linux e o Windows nas minhas máquinas e é vantajoso sim ter os dois, pelo menos para mim. Faço muita coisa pelo Linux, mas determinadas vezes sou obrigado a usar softwares que só existem para o sistema do tio Bill. O mesmo vale quando o assunto é jogos. Em suma, a vantagem é que isso permite aproveitar o melhor dos mundos.

  • “Windows utiliza 3~4GBs e o linux mais uns 2~3Gbs”

    Hehehe… quem dera se isso fosse possível! Estou me espremendo aqui com minha HD de 20 GB! &;-D

  • ThiiH

    Não sei os valores corretos, mas o windows em sí utiliza uns 5Gigas sim.
    Depois disso vem os programas que usam uns 10Gigas 😀

  • Emerson Alecrim

    Bom, na minha máquina principal, o Ubuntu ocupa, junto com os programas, 8 GB. Tenho mais 40 GB de arquivos, hehehe…

  • Sub-Zero

    Só de musica tenho 5GB mais 20GB de jogos e mais ums 7 ou 8GB de filmes(não me perguntem que filme heheheh…) mais o Windows tudo isso espremido no meu HD de 40GB, me da vontade de ter o linux em casa mais definitivamente não cabe.

    Acho que os usuários domésticos(falo da minha avó ou da minha mãe por ai…) devem preferir o windows que é mais conhecido e fácil de se lidar do que o linux, principalmente na hora de instalar programas.

  • Pingback: Blog InfoWester » Blog Archive » Máquinas Dell com Linux pré-instalado? Esquece…()

  • Pingback: Blog InfoWester » Blog Archive » A Dell quer conhecer seus interesses em relação ao Linux()