Chrome OS: o sistema operacional do Google para netbooks

Durante algum tempo, houve rumores de que o Google lançaria um navegador de internet e então, quando menos esperávamos, surgiu o Google Chrome. Também houve boatos de que o Google estaria prestes a lançar um telefone celular ou um smartphone. Os meses passaram, o Google não lançou smartphone algum, mas logo surgiu o projeto Android. Também muito se falava sobre a possibilidade do Google lançar um sistema operacional. A poeira levantada pelo assunto abaixou e agora que quase ninguém falava mais nisso, eis que nos deparamos com o anúncio do Google Chrome OS, sim, um sistema operacional do Google!

O que levou o Google a trabalhar nisso? Eu não sei, mas no anúncio oficial há uma boa justificativa:

(…) a maioria dos sistemas operacionais nos quais são executados os navegadores foi projetada em uma época em que a internet não existia. Achamos que a web deve ser o centro das experiências computacionais. Por isso, hoje anunciamos um projeto que é uma extensão natural do Google Chrome: o Google Chrome Operating System (Sistema operacional do Google Chrome). Esta é a nossa tentativa de repensar o que deveria ser um sistema operacional. (…)

Isso quer dizer então que o Windows terá mais um concorrente? Não, necessariamente. De acordo com o Google, o Chrome OS será um sistema operacional de código aberto, mas destinado aos netbooks. Velocidade, simplicidade e segurança serão o foco do projeto, segundo o anúncio.

A notícia pode causar certa agitação no mercado, pois sabe-se bem que a Microsoft não está muito empolgada com o segmento de netbooks, tanto é que não desenvolveu uma versão específica do Windows 7 – sistema operacional que será lançado em outubro de 2009 – para esse portáteis, alegando que o Windows 7 Starter Edition será suficiente para eles.

Ilustração:Inicialmente, pensei que o Google Chrome OS seria alguma versão do projeto Android, pois sei que este pode ser utilizado como sistema operacional de netbooks. Mas, o próprio Google fez questão de deixar claro que um projeto não tem ligação com o outro. Percebe-se inclusive que ambos são diferentes pela possibilidade do Chrome OS ser instalado também em desktops, apesar de seu foco em netbooks.

O Google Chrome OS rodará, a princípio, nas plataformas x86 e ARM e seu núcleo será – adivinhe! – o kernel Linux. O Google promete liberar ainda este ano o código-fonte do projeto e pretende trabalhar em breve em conjunto com desenvolvedores de código aberto, o que significa que o sistema pode chegar ao usuário final com uma boa gama de aplicativos e funcionalidades. A empresa também afirma que os primeiros netbooks com o sistema chegarão ao mercado apenas no segundo semestre de 2010.

O novo sistema operacional do Google deve estar ainda bem no início de seu desenvolvimento, pois sequer foram liberadas imagens que o mostram em funcionamento. Isso significa que nós, meros mortais, teremos que exercitar nossa paciência e esperar um longo tempo antes de experimentá-lo. Bom, esperemos, então 🙂

Referência: Blog do Google Brasil.

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn