China aposta em “EVD” como sucessor do DVD

Player EVDFabricantes chinenes anunciaram a EVD Industry Alliance, uma aliança para lançar no mercado o EVD (Enhanced Versatil Disc), que vem para disputar o “cargo” de sucessor do DVD com os padrões Blu-Ray e HD-DVD (há uma breve explicação sobre esses formatos nesta página). Sabendo do poder de sua indústria, a aliança pretende deixar de produzir leitores de DVD em 2008 para se dedicar ao EVD.

O EVD conta com cinco vezes mais qualidade de imagem que o DVD e pode armazenar muito mais dados, mas não se trata, necessariamente, de um padrão novo: o formato fui anunciado pela primeira vez em 2003, mas uma série de problemas envolvendo licenças impediu uma divulgação maior.

A intenção da EVD Industry Alliance é evitar a necessidade de pagamento de royalties às empresas estrangeiras. Mas a briga não vai ser fácil: os padrões HD-DVD e Blu-Ray são apoiados por grupos formados por gigantes da indústria. Por outro lado, com o crescente poder da economia chinesa, é bom os gigantes tomarem cuidado…

Referência: Infobae.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn