CES 2008: uma brincadeira exagerada do Gizmodo

O CES 2008 contou com a participação de jornalistas de todo o mundo, mas, seguindo uma tendência natural, blogueiros também marcaram presença (até o Meio Bit esteve por lá). Todavia, uma brincadeira do pessoal do famosíssimo blog Gizmodo pode ter causado uma ligeira má impressão do que hoje conhecemos como “blogosfera” ou, com sorte, apenas do próprio Gizmodo.

Durante o evento, pessoas ligadas a esse site percorreram os estandes e locais de palestras tendo em mãos um aparelho chamado TV-B-Gone, capaz de fazer com que televisores e monitores desliguem, como se fosse o botão “Power On/Off” de um controle remoto. Sim, meus amigos, foi exatamente isso que o pessoal do Gizmodo fez, desligou um monte de vídeos utilizados no CES, como eles mesmos reconhecem em seu site, onde também exibem um vídeo da façanha.

Monitores apagados no CES 2008

Inicialmente, a brincadeira até pareceu divertida, mas desligar monitores durante apresentações ao vivo é pegar pesado. Pode parecer engraçado ver o palestrante desconcertado e um monte de gente tentando descobrir o que aconteceu, mas isso atrapalha todo o andamento do evento. Por esta razão, o assunto está dando o que falar. Um comentário que achei interessante foi o de Kevin Burton:

Me pergunto o que o pessoal do Gizmodo sentiria se um grupo realizasse ataques de negação de serviço contra o seu site (apenas por diversão).

Contudo, essa brincadeira teve uma punição: segundo o site CNet News.com, o blogueiro responsável por tal ato foi identificado e não poderá mais participar das próximas edições do CES, já que violou o regulamento imposto aos participantes do evento. Além disso, os organizadores do CES ainda vão decidir se outras medidas serão tomadas.

Se a intenção era parecer engraçado, não seria mais fácil ter pendurado uma melancia no pescoço? Apesar disso, o Gizmodo fez um bom trabalho por lá, com destaque para o bate-papo com Bill Gates.

Referências: Kevin Burton, CNet News.com, PC World.

Emerson Alecrim





  • Falta do que fazer! Esse povo se acha muito, o blog tinha que ser punido por apoiar algo desse tipo.

    Sou severo! 😀

  • Gabriel

    “Ele não sabe brincar. Ele é Jozelito!!!” hehehehe
    Po, sem noção esses caras

  • Machado

    Bom, antigamente existia uma coisa chamada “bom-humor”, lembram? Não vi nenhuma das “vítimas” da brincadeira reclmando.
    Fora isso, já passou da hora dos fabricantes pensarem em maneiras de evitar o TV-B-Gone, principalmente quem faz displays que podem ser usados em público. Foi um belo toque para fabricantes e consumidores, na minha humilde opinião…

  • Emerson Alecrim

    E foi, Tiago. Agora, ficarão impedidos de participar das próximas edições do CES. Mas, certamente, eles darão um jeitinho 🙂

    Machado, houve reclamações, sim. Se eles tivessem se limitado a alguns monitores, não diria nada, mas atrapalhar apresentações é demais. Prejudica quem apresenta e quem assiste. “Bom humor” tem limites. E, verdade, passou da hora de bolarem uma proteção contra o TV-B-Gone.