Carro da Audi com tela AMOLED como retrovisor?

Veículos equipados com câmera de estacionamento não são novidade – é possível encontrar este dispositivo até em caminhões e ônibus. O mesmo não se pode dizer, no entanto, de carros que utilizam uma combinação de câmera traseira com tela AMOLED para substituir o retrovisor do para-brisa. Surpreso? Pois saiba que é exatamente esta ideia que a Audi implementará no superesportivo elétrico R8 e-tron.

Para oferecer visão mais privilegiada que os retrovisores convencionais, a referida tela, além de contar com toda a qualidade da tecnologia AMOLED, terá tamanho de 7,7 polegadas e será ligada a uma câmera “inteligente”, capaz de ajustar automaticamente a imagem para que o condutor tenha a melhor visão possível, controlando, por exemplo, o brilho resultante dos faróis dos outros veículos, que não raramente causam ofuscamento.

Tela AMOLED como retrovisor no R8 e-tron – Imagem por Audi

Tela AMOLED como retrovisor no R8 e-tron – Imagem por Audi

Tudo muito moderno, tudo muito bonito, mas será que dá para confiar? Sem avaliar pessoalmente é difícil dizer, mas a Audi resolveu testar a ideia durante a corrida 24 Horas de Le Mans em um carro R18, e não é que o dispositivo pareceu funcionar bem?

Fabricada pela Samsung, é possível ver a tela em uso durante testes com o R8 e-tron no vídeo abaixo:

O carro deverá ser lançado na Europa até o final de 2012, mas ainda não há informação de preço.

Referência: SlashGear.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn