Campus Party 2009: a incrível participação do Jornal de Debates

Pois é, a Campus Party 2009 acabou. Houve problemas? Sim, mas também houve muita coisa boa, portanto, o saldo foi positivo. E uma entre as várias coisas que me agradou foi a circulação do Jornal de Debates na Campus Party. Foram cinco edições, uma por dia, contendo excelentes textos e quadrinhos relacionados ao evento. Por esse motivo, a primeira coisa que eu fazia ao chegar no local era procurar a edição do dia do jornal.

Jornal de Debates na Campus Party
Jornal de Debates na Campus Party

O que foi bacana nessas edições é que elas conseguiram dar ainda mais valor à Campus Party, pois muitas de suas matérias eram diretamente relacionadas aos temas debatidos no evento. Por exemplo, na edição número 3, o Jornal de Debates falou da participação de Tim Berners-Lee, o “pai da Web”, na Campus Party. Eu não pude ver a apresentação dele, por isso a matéria foi essencial para mim. Eis uma amostra:

(…) Ao ser questionado sobre o Twitter e como enxergava esse meio de comunicação, Tim Berners-Lee afirmou que não é de seguir hypes. Assim como hoje o Twitter faz sucesso e cresce rapidamente, amanhã pode ser a vez de uma nova ideia que “revolucionará o mundo”. Todas tem sua devida importância e são fascinantes. (…)

Detalhe: essa matéria foi escrita por ninguém menos que Alexandre Fugita, do Techbits e da Startupi.

Nota no Jornal de Debates
Nota engraçadinha no Jornal de Debates

Outro exemplo bacana da cobertura do Jornal de Debates foi a matéria “O Futuro da Internet”, de Vanessa Decicino, na edição número 5. O texto relatou o painel sobre o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PL), que contou com as participações de José Portugal, assessor de imprensa do senador, do desembargador Fernando Neto, do sociólogo Sérgio Amadeu e do professor da FGV Ronaldo Lemos. A matéria conseguiu transmitir bem o clima e a importância da discussão. Só para você ter uma ideia, veja como o final foi descrito:

(…) Ao final da argumentação, mais uma vez, o som dos aplausos ecoou na platéia. Com o horário apertado, infelizmente, não foi possível a abertura de perguntas do público, que não pôde tirar algumas dúvidas. No entanto, como resposta ao seu descontentamento, na hora das considerações finais de José Portugal, o público se virou de costas, claramente recusando a lei Azevedo.

Mas, o destaque ficou mesmo por conta dos quadrinhos “Guia dos Campuseiros Cucarachas”. No primeiro dia do evento, encontrei um amigo na fila do ônibus que conduzia os participantes do Metrô Jabaquara até o local da Campus Party: Cadu Simões. Ele estava acompanhado de Gil Tokio. Segui com eles até a área de acampamento, embora eu mesmo não tenha acampado. No dia seguinte, quando o evento de fato começou, Cadu me entregou a primeira edição do jornal. Depois de lê-la, qual não foi a minha surpresa ao ver que os quadrinhos da última página tinham como personagens Cadu e Gil!

O que foi genial é que os quadrinhos foram claramente baseados no que acontecia no evento. Por exemplo, a edição número 4 destacou o frio que todos os campuseiros estavam sentindo. E esse assunto teve um destaque especial porque, no primeiro dia da Campus Party, fez um calor absurdo! Para transmitir a noção de frio, eles ilustraram a área do evento como se esta fosse o Pólo Sul. Então via-se montanhas de neve e pinguins no meio de pufes e de ventiladores, itens estes que estavam espalhados pela Campus Party. Ah, e em todas as edições houve uma divertidíssima implicância com a “web-celebridade” Marimoon 🙂

Amostra dos quadrinhos
Amostra dos quadrinhos

Os quadrinhos foram disponibilizados na internet, você pode vê-los aqui. Se você não esteve no evento, talvez não consiga perceber os detalhes, mesmo assim vale a pena conferir! No mais, parabéns ao pessoal do Jornal de Debates e aos quadrinhistas do Quarto Mundo pelo excelente trabalho com as publicações!

No mais, até a Campus Party 2010! Ah, é claro: fotos da Campus Party 2009 aqui 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn