Bridgestone pode lançar pneus monitorados por sensor wireless

De acordo com o site TG Daily, a japonesa Bridgestone, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, tem trabalhado desde setembro de 2004 em um sistema de monitoração de pneus que utiliza comunicação wireless. Basicamente, o projeto consiste em um sensor de curto alcance instalado no pneu que envia a um receptor dados da pressão e da temperatura deste.

O aparelho receptor, cuja ilustração é vista abaixo, é capaz de armazenar até 1.080 registros de mais de 90 veículos. Os dados colhidos podem ser exportados em arquivos CSV, permitindo a manipulação dessas informações em planilhas compatíveis com o formato, como o Excel. Isso é ideal para empresas com frotas de veículos (de caminhão ou ônibus, por exemplo) controlarem e aperfeiçoarem a manutenção de seus pneus.

A preocupação com a medição da pressão dos pneus não é exagero. Um levantamento feito nos EUA constatou que a quantidade de acidentes de trânsito ocasionadas por falta ou excesso de ar em pneus não é pequena. Infelizmente, ainda não há detalhes sobre como e quando a Bridgestone disponibilizará essa tecnologia.

Referência: TG Daily.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn