Brasil escolhe padrão japonês de TV digital

Saiu na Folha: depois de muitos adiamentos, finalmente o governo brasileiro fez a escolha do padrão de TV digital a ser adotado no país: o padrão japonês, que será acrescido de inovações desenvolvidas por especialistas brasileiros. Na disputa estavam também os padrões propostos pela Europa (DVB) e pelos EUA (ATSC), além de um provável desenvolvimento de um padrão brasileiro.

De acordo com a reportagem da Folha, a escolha do padrão japonês teve como principais fatores a alta definição de imagem, mobilidade (capacidade de receber transmissões em veículos), mobilidade e interatividade (possibilidade de participar de uma enquete pela TV, por exemplo).

Vale ressaltar que o padrão japonês era a preferência das grandes emissoras de TV do Brasil. O padrão americano foi descartado por falhar no quesito mobilidade (capacidade de assistir uma transmissão no celular, por exemplo). A disputa estava acirrada mesmo com o padrão europeu, cujas principais características envolvem recursos de multiprogramação e a facilidade de entrada de novos canais, possibilidade essa que contraria as gigantes da TV brasileira, segundo a Folha.

O processo de implantação do sistema digital de TV é demorado e poderá levar 10 anos para chegar a todo o país, já que uma série de mudanças, principalmente tecnológicas e estruturais, são necessárias. Dos aparelhos de TV atuais, por exemplo, praticamente nenhum é compatível com o sistema digital.

Referência: Folha.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn