Blogosfera em ação: 25 mil deixaram de comprar após ler análises em blogs

Imagem por TCS DailyUm estudo feito pelas empresas Hotwire e Pisos mostrou uma realidade interessante: mais de 25 mil europeus deixaram de comprar algum produto ou serviço após a leitura de análises e opiniões em blogs, o que indica que esse segmento é cada vez mais importante na internet. A pesquisa foi feita nos seguintes países: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.

Como prática saudável, muita gente faz pesquisas na internet antes de adquirir um determinado produto ou antes de comprar em determinado comércio eletrônico. Como os blogs fornecem relatos mais detalhados e sinceros, não demorou muito para que esse tipo de site influenciasse nas escolhas dos possíveis compradores, mesmo porque qualquer pessoa pode colaborar com comentários, ajudando a confirmar ou refutar a análise feita.

Creio que nos EUA esse estudo teria resultados semelhantes aos da Europa. Quanto ao Brasil, possivelmente não atribuem tanto valor aos blogs como acontece em outros países, mas vejo isso mudando aos poucos, de forma favorável. Eu mesmo confio mais em blogs – principalmente quando já conheço a reputação do blogueiro – do que em sites como Info Exame, que tem forte conotação comercial.

Na pesquisa feita na Europa, algumas constatações importantes:

– Os blogs são mais confiáveis que a TV, perdendo apenas para a mídia impressa, ainda assim por pouca diferença;
– Os que mais compram pela internet são os que mais confiam em blogs;
– Dos países pesquisados, a França é a nação mais familiarizada com os blogs;
– Os blogs também influenciam na decisão das compra (não apenas na decisão da não compra): 52% dos entrevistados afirmaram ter disposição para adquirir um produto após ler comentários a respeito na internet.

O que acontece, na minha opinião, é que as pessoas geralmente confiam na experiência de terceiros com dados produtos e serviços. Basta ver um vizinho criticando uma TV, por exemplo, para que muitos considerem outra marca no ato da compra. Os blogs permitem que esse tipo de informação se propague mais rápido e para mais pessoas, por isso tanta confiança.

Isso não quer dizer que todo blog é confiável, mas há muitos blogs conceituados, inclusive no Brasil. Por esse motivo, é bom as empresas tomarem cuidado com a falta de qualidade de seus serviços e produtos, pois os consumidores com maior poder de aquisição são também os que mais valorizam seu dinheiro, portanto, não hesitarão em usar a internet e, conseqüentemente, os blogs antes de comprar.

Referência: LaFlecha, Hotwire.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn