Blog InfoWester e InfoWester Notícias agora em versão “mobile”

O Felipe Lemos é representante comercial em São Paulo, razão pela qual passa a maior parte do dia visitando clientes. Por esse motivo, assinou um plano 3G para ter acesso à internet em seu celular enquanto se locomove. No início da semana, Felipe entrou em contato comigo para dar duas notícias, uma boa e outra ruim: a boa é que ele gosta de acessar o Blog InfoWester. A ruim é que é difícil acessar o blog em seu celular…

O Blog InfoWester e o InfoWester Notícias utilizam o famoso sistema WordPress para gerenciamento das publicações. Há um monte de plugins (extensões) disponíveis para essa plataforma que otimizam a visualização do conteúdo em dispositivos móveis. Mesmo sabendo da importância disso, eu sempre deixava para instalar um plugin desses depois. Até que o Felipe entrou em contato e eu percebi o quanto estava vacilando.

Bom, mas como diz aquele velho ditado, “antes tarde do que mais tarde ainda nunca”. No meio da semana, testei vários plugins para deixar o Blog InfoWester e o InfoWester Notícias mais acessíveis em dispositivos móveis. Optei pelo plugin WordPress Mobile Edition, de Alex King, pois foi o que se saiu melhor nos testes que fiz e também funcionou bem no celular do Felipe (gostei tanto do plugin que, para agradecer o autor, até lhe fiz uma pequena contribuição em dinheiro).

Veja como ficou o Blog InfoWester em um Nokia E71:

Blog InfoWester visualizado em um Nokia E71

Blog InfoWester visualizado em um Nokia E71

Como é possível perceber, o referido plugin faz com que a exibição do conteúdo seja otimizada para as pequenas telas dos smartphones e telefones celulares. Além disso, faz com que o volume de dados seja o menor possível. Isso é importante, pois muita gente paga por kilobyte baixado ao acessar a internet pelo celular.

É importante frisar que essa solução pode não ser definitiva. Se eu encontrar outro plugin que ofereça resultados melhores, é claro que vou implementá-lo. O que não vou fazer é deixar o Blog InfoWester e InfoWester Notícias sem otimização para dispositivos móveis 🙂

E quanto aos artigos do, por assim dizer, InfoWester “normal”? Bom, vai ter que esperar. Esses artigos são, em sua maioria, muito extensos, então ainda estou estudando a melhor solução para exibí-los em dispositivos móveis. Talvez eu implemente alguma ferramenta que divida uma página em duas ou mais, mas ainda não decidi o que fazer…

Mas, tendo esse recurso no Blog InfoWester e no InfoWester Notícias já é alguma coisa, não? Para acessar a versão móvel (ou “mobile”) desses serviços, basta acessar os seus respectivos endereços de seu celular/smartphone. Ao identificar o navegador de seu aparelho, o WordPress exibirá a versão otimizada. E se você quiser ver o layout tradicional, basta clicar no link Exit the Mobile Edition que aparece no final da página da versão móvel.

É isso. Se alguém quiser dar algum feedback, ficarei agradecido. Felipe, obrigado pelo puxão de orelhas 😀

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn