Blackbox: o data-center móvel da Sun

Veja só que coisa: eu estava pesquisando no Google por informações sobre o BlackBox, um gerenciador de janelas para GNU/Linux que eu testei nos meus primeiros contatos com esse sistema operacional e que hoje se encontra, por assim dizer, parado. Mas, durante essa pesquisa, me deparei com um projeto da Sun Microsystems que também leva o nome “Blackbox”. Me surpreendi ao descobrir do que se trata…

O Sun Blackbox é um data-center montado dentro de um contêiner. Assim, é possível transportá-lo para qualquer lugar através de caminhões, trens, navios e até aviões. A aparência de contêiner, no entanto, se limita ao exterior, pois por dentro, o Blackbox esconde um senhor poder computacional. Pelo o que pude entender, um contêiner desse pode acomodar até 250 servidores x64, ou uma estrutura de armazenamento de dados com capacidade de até 1,5 petabytes ou até 7 terabytes de memória RAM. Evidentemente, a combinação desses recursos dependerá das aplicações para o qual o contêiner for direcionado.

Blackbox - Imagem por Sun Microsystems
Blackbox – Imagem por Sun Microsystems

Se analisarmos bem, veremos que esse projeto é uma excelente idéia. Com o Blackbox será possível instalar uma estrutura de processamento de dados em qualquer lugar, sem grandes complicações. Será possível utilizá-lo, por exemplo, em eventos de grande porte, em pesquisas científicas em alto-mar, em simulações realizadas em locais distintos, em instalações temporárias de empresas e, infelizmente, até em operações de guerra.

Blackbox - Imagem por Sun Microsystems
Blackbox – Imagem por Sun Microsystems

O projeto Blackbox foi iniciado em 2006 e, pelo o que conseguir apurar, está sendo apresentado em todo mundo. Inclusive, pelo o que consta nesta página, o Blackbox será exibido aqui no Brasil no dia 18 de fevereiro de 2008, em um local ainda não definido de São Paulo. Espero que eu consiga estar lá, pois tenho que ver isso de perto 🙂

Para maiores informações, visite o site oficial do Sun Blackbox. Também é possível acompanhar todas as novidades do projeto pelo seu blog.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn