BlackBerry Z10 oficialmente no mercado brasileiro

A BlackBerry (ex-RIM) prometeu disponibilizar o seu smartphone mais ousado no Brasil ainda neste semestre e assim o fez: o BlackBerry Z10 foi lançado oficialmente nesta terça-feira (07/05/2013) no mercado brasileiro, podendo ser encontrado nas lojas das operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo nos próximos dias.

BlackBerry Z10

BlackBerry Z10

Não é novidade para ninguém que a BlackBerry viu seu castelo desmoronar diante do avanço agressivo do iPhone e do Android. Mas, em vez de jogar a toalha e adotar outro sistema – tal como a parceria entre Nokia e Microsoft -, a companhia tratou de reformular a sua plataforma – resultando no BlackBerry 10 (BB10) – e desenvolver um aparelho mais condizente com os anseios atuais do mercado. E não dá para negar: o BlackBerry 10 é um excelente smartphone!

O dispositivo conta com recursos como tela de 4,2 polegadas e resolução de 1280×768 pixels, processador dual core de 1,5 GHz, 2 GB de memória RAM, 16 GB para armazenamento de dados, slot para cartões microSD de até 64 GB, bateria de 1.800 mAh, porta microHDMI, GPS, NFC, Bluetooth e Wi-Fi.

Mas não é apenas a configuração do Z10 que convence: a fluidez do BB10 e os recursos de usabilidade agradam bastante. O teclado virtual é o exemplo mais notório. Observe a imagem abaixo:

Sugestão de palavras no teclado virtual do Z10

Sugestão de palavras no teclado virtual do Z10

Reparou nas palavras posicionadas acima de algumas letras? Pois bem, à medida que o usuário digita, o sistema “aprende” a reconhecer as palavras e sentenças mais usadas e as sugere acima de uma letra associada. Se a palavra sugerida for, de fato, aquela que a pessoa deseja inserir no texto, basta movimentar o dedo na tela para “deslizá-la” para cima.

O sistema também consegue aprender com os erros de digitação do usuário: se você tem dedos grandes e, por isso, costuma pressionar a tecla ‘D’ no lugar do ‘S’, por exemplo, a correção logo passará a ser feita automaticamente. E tem mais: o teclado é capaz de trabalhar com até três idiomas simultaneamente, sem que o usuário tenha que configurá-lo para utilizar um ou  outro – o próprio aparelho reconhece a língua analisando as palavras digitadas.

A BlackBerry sempre foi muito forte no segmento corporativo e quer continuar sendo: também merece menção a configuração que permite a criação de dois “ambientes” no aparelho, um para atividades pessoais e outro para uso profissional, com aplicativos e até fundo de tela distintos. É possível utilizar esta funcionalidade de várias maneiras – uma empresa pode até mesmo impedir que dados do modo corporativo sejam transferidos para o modo pessoal.

BlackBerry Z10 na cor branca

BlackBerry Z10 na cor branca

A câmera também não faz feio: com 8 megapixels, é capaz de gravar vídeos a 1080p e pode, entre vários outros recursos, fazer sequências rápidas de imagens para evitar aquelas tão comuns situações onde uma pessoa sai como os olhos fechados na foto. A parte frontal, por sua vez, conta com câmera de 2 megapixels.

O aparelho está entre os poucos smartphones compatíveis com as redes 4G já existentes no Brasil, mas há uma ressalva: por causa das diferenças de frequências, um modelo Z10 adquirido nos Estados Unidos, por exemplo, não funcionará com os atuais serviços brasileiros de 4G. Sendo assim, é recomendável verificar as especificações do dispositivo antes de trazê-lo do exterior para o uso no país.

Mas este é só um detalhe. O problema mesmo, pra variar, fica por conta do preço. Eu tinha expectativas de encontrar o BlackBerry Z10 à venda no Brasil por não mais que 2 mil reais, mas o seu preço sugerido é de 2.449 reais, podendo, eventualmente, ser encontrado mais barato no plano de alguma operadora. Assim fica difícil fazer frente ao iPhone 5 ou ao recém-lançado Galaxy S 4…

Outras imagens do BlackBerry Z10 no slideshow abaixo (se não conseguir visualizá-las, veja-as aqui):

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn