BitTorrent: 10 anos de existência

BitTorrentDez anos atrás, o desenvolvedor Bram Cohen publicou uma mensagem em uma lista de discussão dizendo o seguinte: “Meu novo aplicativo, BitTorrent, está funcionando agora, podem acessá-lo aqui – http://bitconjurer.org/BitTorrent/”. Apenas uma pessoa respondeu, perguntando “O que é BitTorrent, Bram?”. Mas, logo a novidade caiu no gosto dos internautas, inclusive do seu, possivelmente.

O BitTorrent é uma ferramenta para compartilhamento de arquivos, especialmente daqueles que ocupam dezenas de megabytes no disco, tal como vídeos. Um dos fatores que contribuiu para a sua popularização é o seu funcionamento eficiente: ao mesmo tempo em que o usuário obtém um arquivo, compartilha a parte que já possui com outras pessoas. O segredo está justamente aí: o material compartilhado não fica armazenado em um servidor; o download é feito juntando vários “pedacinhos” obtidos dos computadores de outros usuários.

Graças a isso, o BitTorrent virou o pesadelo da indústria do entretenimento, uma vez que não é o serviço em si que “pirateia” material, mas sim os seus usuários. Mas é claro que o serviço não é utilizado apenas para isso: é comum ver o BitTorrent sendo aplicado no compartilhamento de imagens de distribuições Linux, por exemplo, uma atividade totalmente legal.

Curioso é o fato de Bram Cohen, supostamente, ter utilizado material pornográfico para atrair “beta testers” para o programa, no verão de 2002. Não é de se estranhar, afinal, como mostra o primeiro parágrafo, o BitTorrent não atraiu as atenções logo no início. Mas isso são águas do passado: hoje, o serviço conta com numerosos programas clientes e mais de 20 milhões de usuários por dia em todo o mundo. É um belo jeito de comemorar um aniversário de 10 anos!

Mais informações sobre o BitTorrent nos links www.bittorrent.com e www.bittorrent.org.

Referências: TechSpot, TorrentFreak.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn