Barnes & Noble apresenta os tablets NOOK HD e NOOK HD+

Três semanas depois de a Amazon atualizar a linha Kindle Fire, a Barbes & Noble apresentou a sua resposta: a companhia anunciou nesta quarta-feira (26/09/2012) os tablets NOOK HD e NOOK HD+. Assim como na concorrente, a ideia aqui é a de vender os dispositivos com preços atraentes e obter receita principalmente com a comercialização de conteúdo.

NOOK HD

O NOOK HD é o modelo mais básico, porém mais focado em leitura. Sua tela tem 7 polegadas e uma generosa resolução de 1.440 x 900 pixels (contra 1280 x 800 do concorrente Amazon Kindle Fire HD). Seu processador é um OMAP 4470 dual core de 1,3 GHz acompanhado de 1 GB de memória RAM. O espaço para armazenamento interno de dados é de 8 GB ou 16 GB. A bateria, por sua vez, tem autonomia estimada em 10 horas para leitura ou 9 horas para vídeo.

Não é possível deixar de reparar que NOOK HD possui bordas um tanto quanto grossas, mas de acordo com a Barnes & Noble, esta característica é necessária para permitir que o usuário segure o tablet de maneira mais cômoda enquanto estiver lendo, afinal, como já informado, o dispositivo foi criado com atenção especial para este aspecto.

NOOK HD - Imagem por Barnes & Noble

NOOK HD – Imagem por Barnes & Noble

Neste sentido, o sistema operacional do NOOK HD é baseado no Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), mas não vem com aplicativo para o Google Play. Em seu lugar estão ferramentas que permitem ao usuário adquirir o conteúdo digital existente na loja on-line da empresa.

A conectividade está garantida pelas portas USB e HDMI, além de Wi-Fi, cujo sinal pode ser utilizado gratuitamente nas unidades físicas da loja.

NOOK HD+

O NOOK HD+ é uma versão mais sofisticada e, por isso, mais adequada ao consumo de mídias variadas. Sua tela conta com 9 polegadas e resolução de 1.920 x 1.280 pixels. Seu processador também é um OMAP 4470, mas possui 1,5 GHz, sendo igualmente acompanhado de 1 GB de memória. Para armazenamento de dados, a Barnes & Noble preparou versões com 16 GB ou 32 GB.

NOOK HD+ - Imagem por Barnes & Noble

NOOK HD+ – Imagem por Barnes & Noble

As demais características se repetem: bateria com duração estimada em 10 horas para leitura ou 9 para vídeos, suporte a cartões microSD, porta microUSB e HDMI, conectividade Wi-Fi e sistema operacional Android 4.0 preparado para o conteúdo oferecido pela Barnes & Noble.

Disponibilidade

O NOOK HD estará à venda nos Estados Unidos em outubro (2012) em duas cores – preta e branca – e com os seguintes preços: 199 dólares pela versão de 8 GB e 229 dólares pelo modelo de 16 GB. O NOOK HD+ chegará na mesma época, mas com preços de 269 dólares pelo aparelho de 16 GB e 299 dólares pela edição de 32 GB, os dois somente na cor preta.

No vídeo abaixo, uma apresentação de ambos os modelos:

São preços convidativos porque, como informado no início do texto, a proposta da linha é a de gerar receita com a oferta de conteúdo. Isso deixa claro que muito provavelmente não veremos estes dispositivos à venda de maneira oficial no Brasil, afinal, a Barnes & Noble, infelizmente, não opera por aqui.

Mais informações nos seguintes links (em inglês):

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn