Apresentando o novo orkut!

Eu escrevi um texto em 2005 (já retirado do ar) falando das vantagens e das desvantagens do orkut. Desde então, essa rede social sofreu várias mudanças, mas a minha opinião positiva em relação ao serviço continua a mesma. Apesar de o orkut ter um monte de comunidades inúteis e usuários que parecem não ter nada na cabeça, é sempre possível encontrar informações e pessoas interessantes por lá. É por isso que eu fiquei contente com a mudança que o serviço recebeu hoje, pois confirma que a Google ainda vê potencial no orkut. Mas vamos ao que interessa, conhecer as novidades!

A primeira coisa que chama a atenção, obviamente, é o visual. O orkut mantém o azul claro como cor principal, mas agora utiliza mais a cor branca, dando um ar mais agradável ao serviço, ao menos na minha opinião. Como se não bastasse, o usuário pode mudar a cor secundária de seu perfil. Pelo menos por enquanto há cinco cores disponíveis: azul, verde, laranja, rosa cheguei e preto:

Novo visual do orkut
Novo visual do orkut

A segunda novidade que me chamou a atenção é uma barra superior que exibe links para as principais ferramentas da Google, além de um campo de busca que permite pesquisar tanto no orkut quanto na Web. É um jeito inteligente da empresa manter os usuários “antenados” em seus serviços.

Uma novidade que muita gente vai gostar é a “sugestão de amigos”, recurso muito popular no Facebook. Com base em seus contatos, o orkut sugere perfis de pessoas que você talvez conheça pessoalmente ou tenha interesse em fazer amizade:

Sugestão de amigos no orkut
Sugestão de amigos no orkut

Na página inicial, é possível perceber que o orkut manteve a posição das caixas que exibem os amigos adicionados e as comunidades nas quais o usuário participa, mas com um grande diferencial: há em cada caixa uma barra de rolagem que permite que você veja todos os seus contatos ou as suas comunidades. Isso significa que você não precisa ir para páginas específicas para essa finalidade:

Barra de rolagem na caixa de comunidades
Barra de rolagem na caixa de comunidades

Enviar comentários (os famosos scraps) para outras pessoas agora está muito mais fácil, pois agora há um campo mais inteligente que te permite formatar suas mensagens mais facilmente. Até mesmo enviar vídeos ficou mais simples:

Enviando mensagens para contatos
Enviando mensagens para contatos

Ver fotos, vídeos e recados também está mais fácil, pois esse conteúdo é exibido mais rapidamente. Isso porque o novo orkut foi desenvolvido “do zero” a partir da plataforma Google Web Toolkit, o que fez com que a equipe responsável por esse trabalho pudesse utilizar recursos que fazem com que o usuário carregue menos páginas em seu browser e navegue no serviço com mais velocidade:

Álbum de fotos no novo orkut
Álbum de fotos no novo orkut

Pelo o que eu pude perceber, a reformulação do orkut tem como foco principal melhorar a interação que os usuários tem com seus contatos no serviço. Talvez seja por essa razão que praticamente não houve mudanças nas comunidades. De qualquer forma, é perceptível que estas, assim como os perfis, carregam muito mais rapidamente.

Ao meu ver, essas mudanças no orkut são importantes, pois melhoram a experiência dos usuários e contribuem para que estes mantenham seu interesse pela rede, especialmente agora que o Facebook avança agressivamente em terras tupiniquins. Por outro lado, acredito que as novidades, por si só, não são suficientes para cativar usuários de países onde o orkut não é popular. Mas ao menos dá para perceber que a Google está no caminho certo para isso.

E quando é que você vai poder utilizar o novo orkut? Depende. Inicialmente, a novidade está disponível apenas através de convites. Isso significa que você talvez tenha que esperar algum tempo para experimentar o novo orkut. E quando isso acontecer, nem pense em utilizar o Internet Explorer 6 para isso (é, ainda tem gente que usa), pois a Google já avisou que esse navegador não é compatível com o novo orkut.

De antemão, adianto que ainda não tenho convites para a nova versão orkut para lhe dar, portanto, peço gentilmente que você não solicite isso nos comentários ou através do formulário de contato.

Aguarde, pois logo mais você você poderá utilizar o novo orkut. Por enquanto, você pode conhecer outras novidades nesta página 😉

Referência: Blog oficial do orkut.

Emerson Alecrim

Não temos convites para o orkut, entendeu?

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn