Apple lança a terceira geração do iPad

Steve Jobs se foi, mas a sua principal criação, a Apple, está mais viva do que nunca! Hoje (07/03/2012), Tim Cook, o atual chefão da empresa, subiu ao palco do Yerba Buena Center for the Arts, em San Francisco, Estados Unidos, para anunciar a tão aguardada terceira geração do iPad.

Seguindo a tradição, primeiramente Tim Cook falou de alguns dos números gigantes da Apple. Você sabia, por exemplo, que a companhia vendeu 62 milhões de dispositivos com iOS apenas no último trimestre de 2011 e que conta, atualmente, com 362 lojas próprias espalhadas pelo mundo? Pois é.

Cook também anunciou algumas pequenas novidades da Apple. Uma delas é uma nova versão do Apple TV, que agora terá nova interface, suporte a filmes com 1080p e aplicativos de terceiros (YouTube, Flickr, entre outros). O dispositivo será lançado no próximo dia 16, nos Estados Unidos, mantendo o preço atual: 99 dólares.

Mas a atração do dia, da semana, do mês, era mesmo o novo iPad. Antes de anunciá-lo oficialmente, Tim Cook ainda fez questão de provocar a concorrência, dizendo que a linha vendeu 15,4 milhões de unidade apenas no último trimestre de 2011 e que, atualmente, o iPad conta com cerca de 100 concorrentes, mas nenhum capaz de quebrar a sua hegemonia.

Eis então o mais novo objeto de desejo da Apple:

Novo iPad - Imagem por Apple

Novo iPad - Imagem por Apple

Novo iPad - Imagem por Apple

Como se vê, o dispositivo mantém praticamente as mesmas dimensões do iPad 2 (é apenas um pouco mais grosso, possuindo 9,4 mm de espessura), além de pouco ter mudado visualmente. Até mesmo o botão Home, que rumores apontaram que seria aposentado, foi mantido. Entretanto, no que se refere à tela do novo iPad, quanta diferença!

O iPad conta agora com Retina Display. Existente nos iPhones 4 e 4S, a tecnologia aumenta sensivelmente a qualidade da imagem na tela. Por causa disso, o dispositivo passou a ter a incrível resolução de 2048 x 1536 pixels!

No mais, o tablet conta agora com processador dual-core A5X (com GPU quad-core), câmera traseira de 5 megapixels (capaz de filmar em 1080p), compatibilidade com redes 4G (LTE) e bateria com autonomia estimada em 10 horas de uso normal ou 9 horas com 3G/4G. Nada mal!

Quanto aos preços, ainda não há nada definido para o Brasil, mas nos Estados Unidos será o seguinte:

iPad com Wi-Fi:

  • 16 GB de capacidade: 499 dólares;
  • 32 GB de capacidade: 599 dólares;
  • 64 GB de capacidade: 699 dólares.

iPad com Wi-Fi + 3G/4G:

  • 16 GB de capacidade: 629 dólares;
  • 32 GB de capacidade: 729 dólares;
  • 64 GB de capacidade: 829 dólares.

Alguns países, incluindo os Estados Unidos, terão o novo iPad a partir de 16 de março (2012). Em outros, o lançamento acontecerá a partir do dia 23. O Brasil, infelizmente, não está incluído em nenhuma destas datas. Mas é claro que, quando o tablet finalmente chegar por aqui, nossos bolsos não serão poupados.

Reparou que, durante todo o texto, não chamei a novidade de “iPad 3” ou outro nome? Pois é. Acontece que a Apple simplesmente chamou o lançamento de “iPad”, sem acrescentar algum número ou letra à denominação. É, aparentemente, o ideal da simplicidade sendo levada a sério demais…

Mais informações em www.apple.com/ipad.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn